Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEMARY PESSOA BORGES

DISCENTE: ROSEMARY PESSOA BORGES
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Auditório do PRODEPE - UERN

Serviço inteligente de recomendação de atividades no Moodle apoiando o ensino e a aprendizagem de Linguagens de Programação

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

O ensino e a aprendizagem das linguagens de programação é um tema que vem sendo continuamente discutido. Espera-se que as disciplinas dessa área ocorram de forma dinâmica, porém, nem sempre os professores conseguem realizar um acompanhamento eficiente, pela complexidade intrínseca à análise de códigos, além do fato de que cada discente tem seu ritmo de desenvolvimento, somando-se a estes fatores há ainda a ocorrência de turmas com um grande número de alunos. Estudos apontam que nessas disciplinas os alunos tendem a ter maior índice de reprovação, o que os leva a desmotivação para continuar no curso ou mesmo na área. Diante desse cenário, esta proposta de dissertação apresenta uma ferramenta sensível ao contexto que objetiva orientar a criação das atividades por parte do professor, realizando a recomendação com base no conteúdo abordado e nas interações registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para a disponibilização de tal funcionalidade no AVA, um sistema multiagente formado por agentes com responsabilidades delimitadas, trabalhando colaborativamente, deverá ser integrado a um módulo do Moodle que é responsável pelo gerenciamento de atividades relativas à criação de código fonte. Assim, espera-se que essa ferramenta apoie, no primeiro momento, as atividades relativas ao ensino, permitindo que o professor possa facilmente identificar as dificuldades mais recorrentes. No segundo momento, como resultado, espera-se obter um melhor rendimento relativo à aprendizagem, uma vez que os alunos passarão a desenvolver atividades direcionadas e específicas, norteadas de acordo com as necessidades anteriormente identificadas.

Presidente - 877.083.964-68 - CARLA KATARINA DE MONTEIRO MARQUES - UERN
Interno - 382.107.113-34 - HENRIQUE JORGE AMORIM HOLANDA - UERN