Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY DANILO FIRMINO BEZERRA

DISCENTE: SIDNEY DANILO FIRMINO BEZERRA
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Auditório do CCEN - UFERSA

Integração de Hipermídias Baseadas em Recomendação Ubíqua do Ambiente de Aprendizagem YouUbi

Computação ubíqua; Ensino-aprendizagem; Ontologia

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

O presente projeto de Dissertação tem por objetivo desenvolver uma aplicação que integre os vídeos do YouTube e os documentos do Wikipédia ao sistema YouUbi através de recomendações, com vistas a facilitar o processo de ensino-aprendizagem para estudantes, utilizando os fundamentos da computação ubíqua. O esquema da aplicação será composto basicamente pela aplicação do YouUbi e por bases de dados. Estes elementos interagem trocando informações e as disponibilizando para os usuários. As ontologias serão criadas por meio da linguagem Web Ontology Language. A ontologia de perfil de usuário será responsável por analisar as características do estudante e registrar quais informações o usuário apresenta em relação ao seu perfil. Na camada Analyzer do Youubi deverá ser armazenada outra ontologia dos vídeos do YouTube e da DBpedia mais relevantes pelos usuários. Assim, serão trabalhadas as camadas Collector, Recommender e Analyzer do YouUbi.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 2245044 - PATRICIO DE ALENCAR SILVA