Banca de DEFESA: MARIZA DE SOUZA MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIZA DE SOUZA MOURA
DATA: 20/02/2017
HORA: 08:00
LOCAL: UFERSA - Auditório do CCEN
TÍTULO:

UM JOGO ADAPTATIVO PARA POTENCIALIZAR PROCESSOS COGNITIVOS DE JOVENS COM TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde mental, jogos adaptativos, serious games, processos cognitivos


PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

As tecnologias digitais vêm ganhando um espaço expressivo em diversas áreas, inclusive em saúde mental. O estudo desenvolvido através do Programa Oficinando em Rede utiliza Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) promovendo cuidados, inserção social e formação em saúde mental e em educação. Diante disso, viabilizaram-se ideias e projetos a serem estudados e desenvolvidos, no que diz respeito às experiências com jovens com transtorno no desenvolvimento através do contato com a tecnologia digital de jogos. Os jogos atuam não somente como entretenimento, mas também e, principalmente, na potencialização de processos cognitivos dos jovem que os utilizam. Nessa experiência, existem diversos fatores que apresentam formas de aplicar jogos no âmbito da saúde mental e um deles acontece durante as oficinas junto ao Programa Oficinando em Rede. Oficinas que ocorrem com jovens inseridos nas atividades do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência de Mossoró/RN (CAPSi). Como um fator imprescindível para a pesquisa, o projeto atua a partir da observação das características demonstradas por cada jovem nas coordenações de condutas: gestos, ideias e emoções, em particular, durante o contato com jogos digitais que foram utilizados durante as oficinas. Percebeu-se, durante as oficinas, que o mesmo jogo despertava, em cada jovem, reações diferentes, pois estes possuem características, emoções e transtornos que se expressam de modo singular em cada experiência. Com base em uma tabela, contendo os dispositivos e elementos que chamam a atenção dos jovens participantes do projeto, a leitura dos diários de bordo desenvolvidos em cada oficina, e também um formulário elencando os elementos específicos, como som, imagem, animação, cooperatividade, entre outros, pôde-se perceber quais reações foram apresentadas pelos jovens durante as oficinas e, com essa experiência, surgiu à ideia de desenvolver um jogo, contendo dispositivos e elementos adaptativos incluindo as características que chamam a atenção dos jovens participantes do projeto. O jogo segue a perspectiva de serious games, ou jogos sérios, que são jogos que atuam com um propósito especifico, utilizando técnicas e métodos de jogos, mas com uma finalidade que vai além de diversão ou entretenimento. E, ainda, métodos adaptativos, que auxiliam na habilidade do jogo em modificar-se a partir das reações do jovem durante o ato de jogar. Propõe-se então o desenvolvimento de um jogo adaptativo para potencializar processos cognitivos de jovens com transtorno no desenvolvimento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 037.778.574-16 - CICÍLIA RAQUEL MAIA LEITE - UERN
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Externo à Instituição - JULIANA BASTO DINIZ - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/01/2017 08:28
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