APLICAÇÃO DE LEARNING ANALYTICS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TUTORES A DISTÂNCIA
Learning Analytics, Avaliação de Tutores, Indicadores de desempenho comportamental na educação.
A crescente evolução da tecnologia, em conjunto com seus recursos computacionais, tem propiciado novas expectativas em várias áreas de pesquisa, tais como na indústria, saúde e educação. A inserção da tecnologia nesses ambientes, combinada com sua larga utilização, tem gerado um aumento no volume dos dados armazenados. Diante disso, pesquisadores perceberam a possibilidade de analisar esse grande volume de informações a fim de extrair conhecimento, de modo que essas informações possam, por exemplo, auxiliar no suporte à tomada de decisão. Quando aplicadas no âmbito educacional, a coleta, a medição e a análise de dados educacionais, a fim de identificar fatores que possam impactar positivamente ou negativamente o processo de ensino, são denominadas Learning Analytics. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho apresenta uma ferramenta de avaliação das ações comportamentais dos tutores de disciplinas da modalidade de ensino a distância, de modo que, por meio desta, seja possível avaliar os comportamentos de tutores e turmas, bem como identificar quais os comportamentos do tutor que podem ou não estarem relacionados com os comportamentos da turma. Com as informações resultantes deste trabalho, pode-se compreender melhor o impacto dos comportamentos dos tutores nas turmas da modalidade de ensino a distância, além de possibilitar intervenções pedagógicas pautadas em informações objetivas, a fim de atenuar os problemas enfrentados por essa modalidade de ensino.