Um Framework para o Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependência
Planejamento de curso, produção de conteúdo didático, ambiente virtual de aprendizagem, aprendizagem significativa.
O planejamento de cursos é uma tarefa que exige bastante atenção por parte dos educadores, pois é neste momento em que são descritos os conteúdos, sua ordem de apresentação, objetivos educacionais pretendidos e as formas de avaliação, dentre outras questões. De forma a apoiar o planejamento de cursos e disciplinas, as ferramentas Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependência foram desenvolvidas e utilizam a o conceito de Aprendizagem Significativa e a Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom como principais pressupostos pedagógicos teóricos, e baseiam-se no comportamento esperado do aluno. Pesquisas destas ferramentas têm possibilitado a sua extensão para suportar objetos para TV Digital Interativa e até mesmo a criação de objetos educacionais portáveis. Este trabalho apresenta uma proposta de framework para padronizar as ferramentas Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências para produção de conteúdos didático-educacionais e estabelecer um conjunto de interfaces que possibilite que estes conteúdos uma vez produzidos possam ser incorporados em ambientes virtuais de aprendizagem.