Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERTO MARIANO LOPES DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO MARIANO LOPES DA SILVA JUNIOR
DATA: 04/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Mini Auditório do PRODEP - FANAT/UERN
TÍTULO:

Método heurístico utilizando informações de tráfego em tempo real aplicado ao roteamento de veículos em serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU.  


PALAVRAS-CHAVES:

Heurística de Otimização, Roteamento de Veículos, Tráfego em Tempo Real, Atendimento Médico de Urgência.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Teoria da Computação
ESPECIALIDADE: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação
RESUMO:

Com o aumento do número de veículos, a falta de planejamento no crescimento das cidades de médio e grande porte e as complicações que alguns eventos climáticos trazem, as condições de tráfego no Brasil estão se tornando cada vez piores. Se as péssimas condições de tráfego já geram problemas para o cidadão comum, como atrasos e consumo desnecessário de combustível, elas representam um problema ainda maior para os serviços médicos de urgência como bombeiros, polícia, ou qualquer outro tipo de serviço que preze pela vida humana. Esses serviços são prejudicados pois por causa de um trânsito lento e sem opções de fluxos alternativos, a demora de um atendimento de uma chamada de emergência se torna inevitável, provocando assim um agravamento nas condições da vítima ou, pior, resultando em perdas de vidas. Outro fator que prejudica o atendimento é a não utilização de ferramentas computacionais que possam ajudar na tomada de decisões como, por exemplo, escolhendo uma melhor rota para um veículo com base em informações de tráfego em tempo real. Neste contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de um modelo matemático e a implementação computacional de um método de roteamento para as ambulâncias utilizando informações obtidas através de uma ferramenta que capta e trata dados de tráfego urbano em tempo real. Um estudo de caso será realizado utilizando como cenário de experimentação a cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 750.461.054-20 - FRANCISCO DAS CHAGAS DE LIMA JÚNIOR - UERN
Interno - 025.989.134-77 - CARLOS HEITOR PEREIRA LIBERALINO - UERN
Interno - 057.630.884-68 - DARIO JOSÉ ALOISE - UFRN
Notícia cadastrada em: 27/06/2016 08:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02