Banca de DEFESA: SAMUEL ALVES ARAÚJO

DISCENTE: SAMUEL ALVES ARAÚJO
DATA: 31/05/2016
LOCAL: Auditório do PRODEPE / UERN

Estimação e Modelagem Preditiva de Recursos Hídricos,  Usando Sequencias de Dados de Sensoriamento Remoto, obtidos em Tempo de Laps.

Sensoriamento remoto, séries temporais multivariadas, monitoramento de recursos hídricos,  modelagem preditiva, aprendizagem de maquina.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Teoria da Computação
ESPECIALIDADE: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação

Os recursos hídricos são utilizados em todo o mundo com distintas finalidades, entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, e na navegação. No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem. Para melhor direcionar os recursos na prevenção e na mitigação dos efeitos causados pela falta deste recurso, se faz necessário o desenvolvimento de métodos confiáveis de previsão. A pesquisa explana dois métodos de previsão inteligente, baseado em técnicas de aprendizagem de maquina (redes neurais, arvore de decisão), para  estimar modelos preditivos 2D,  visando inferir mudanças futuras dos recursos hídricos, a partir das informações extraídas do histórico de uma  série temporal de imagens de sensoriamento remoto NDVI (Normal Difference Vegetation  Index), obtida do Center Space Research da University of Texas, Austin. Previsões acuradas de tais recursos naturais podem ter grande impacto e relevância para a sociedade, haja vista que a estimação precisa do comportamento futuro desses recursos, pode orientar às autoridades no processo da  tomada  de decisão, em se tratando de prever e mitigar possíveis desastres ambientais e socioambientais,  decorrentes de alterações climáticas produzidas pelo aquecimento global, reduzindo-se assim  os custos operacionais no processo.

Presidente - 057.630.884-68 - DARIO JOSÉ ALOISE - UFRN
Interno - 227.284.058-24 - HAROLD IVAN ANGULO BUSTOS - UERN