Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO NATHAN BARBOSA RÉGIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO NATHAN BARBOSA RÉGIS
DATA: 11/05/2016
HORA: 08:00
LOCAL: uern - Sala de Vídeoconferência
TÍTULO:

Utilização de sistemas multiagentes para detecção de antipadrões em sistemas distribuídos.


PALAVRAS-CHAVES:

Antipadrões; Sistemas Distribuídos; Sistemas Multiagentes.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Como quaisquer outros sistemas de software grandes e complexos, os sistemas distribuídos, devem evoluir para atender os novos requisitos dos usuários e seus contextos de execução. As alterações resultantes da evolução de todo sistema distribuído podem degradar a sua concepção e qualidade de serviço (QoS) e pode muitas vezes causar o aparecimento de soluções pobres em sua arquitetura, os chamados anti-padrões, em oposição a padrões que são boas especificações (soluções) para problemas recorrentes. Os antipadrões resultantes dessas alterações podem dificultar a manutenção futura e evolução dos sistemas distribídos. A detecção de antipadrões é, portanto, crucial para avaliar o desempenho e a QoS desses sistemas e facilitar a sua manutenção e evolução. Entretanto, os métodos e técnicas para a detecção de antipadrões em sistemas distribuídos ainda estão na sua fase inicial, apesar de sua importância.
Este trabalho propõe a concepção e construção de um framework utilizando sistemas multiagente para detectar antipadrões em diversos tipos de sistemas distribuídos, tais como, SOA, REST, Grades computacionais. Com a criação desse framework será possível a automação do processo de detecção de antiparâmetros em diversos sistemas distribuídos. Os agentes estarão distribuídos por nós ou conjunto de nós comunicando-se entre si, dinamicamente e sem intervenção humana, fazendo com que sempre que necessário os antipadrões sejam detectados e removidos evitando problemas futuros durante a fase de evolução desses sistemas. A identificação imediata desses antipadrões permitirá que se corrija facilmente a modelagem da arquitetura, empregando-se a solução recomendada para o problema detectado. Os agentes serão capazes de descobrir em qual plataforma será necessária a realização de detecção de antipadrões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 877.083.964-68 - CARLA KATARINA DE MONTEIRO MARQUES - UERN
Interno - 025.989.134-77 - CARLOS HEITOR PEREIRA LIBERALINO - UERN
Interno - 382.107.113-34 - HENRIQUE JORGE AMORIM HOLANDA - UERN
Notícia cadastrada em: 29/04/2016 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01