Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLISSON DE OLIVEIRA MAURICIO

DISCENTE: ÁLISSON DE OLIVEIRA MAURICIO
DATA: 11/04/2016
LOCAL: UFERSA - Auditório do DCEN

AMBIENTE VIRTUAL INTELIGENTE PARA APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO DE MÚSICA

Aprendizagem Ativa, Sistema Multiagente, Ensino de Música

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
A aprendizagem ativa é caracterizada pela inversão de papéis nos processos de ensino e aprendizagem, onde o aluno se torna o principal responsável pela própria aprendizagem e o professor passa a agir como um orientador. Além disso, ela estimula o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aluno. Uma técnica relacionada a esse modelo de aprendizagem é a sala de aula invertida, onde o aluno estuda o conteúdo teórico em casa e resolve os exercícios e esclarece as dúvidas na sala de aula. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma arquitetura de apoio a aprendizagem ativa, mais especificamente a sala de aula invertida, com foco no ensino de música.

Interno - 1631848 - ARAKEN DE MEDEIROS SANTOS
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO