DEFINIÇÃO DE UMA ONTOLOGIA PARA REPRESENTAÇÃO DO MODELO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM OBA-MC
ontologias; objetos de aprendizagem; OBA-MC; repositórios de objetos de aprendizagem.
O modelo de objeto de aprendizagem (OBA-MC), desenvolvido com base nas ferramentas pedagógicas Mapa de Conteúdos (MC) e Mapa de Dependências (MD) tem o objetivo de auxiliar no processo de planejamento de disciplina, mas a recuperação deste objeto pode se tornar uma tarefa árdua, já que a maioria dos repositórios de objetos de aprendizagem utiliza formatos, linguagens e vocabulários diferentes para representar e armazenar estes materiais. A fim de solucionar este problema este trabalho propõe uma modelagem ontológica do objeto de aprendizagem OBA-MC, tornando sua posterior recuperação em repositórios mais ágeis. Uma vantagem de ontologias é que elas permitem maior organização e coerência de seus conteúdos, fazendo com que as consultas sejam mais precisas e atendam às reais necessidades dos usuários. Além disso, as ontologias visão desenvolver um conjunto de regras que possibilitam a inferência de forma que a máquina possa, através do acesso a essas regras, abstrair um significado semântico das informações disponibilizadas. Com isso é possível que conceitos sinônimos sejam relacionados melhorando os mecanismos de busca.