Desenvolvimento de um módulo para o Moodle utilizando Gamificação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Gamificação; Educação.
Ferramentas estão sendo desenvolvidas visando possibilitar o acesso a aprendizagem em qualquer hora e lugar. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são exemplos destas ferramentas, eles proporcionam aos professores um espaço para interação com os alunos além do âmbito da sala de aula, possibilitando auxiliar e complementar as atividades realizadas presencialmente. Entretanto, muitas vezes os AVA não conseguem gerar uma motivação e manter o engajamento dos estudantes a estarem sempre utilizando o ambiente, desta forma, fazendo com que os alunos só acessem para responder avaliações que os professores passam. Com o intuito de gerar motivação e manter o engajamento surgiu a Gamificação, que pode ser entendida como o uso de elementos de jogos em ambientes não jogos. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta para um ambiente virtual de aprendizagem que utilize gamificação, com o intuito de proporcionar aos estudantes um ambiente que o motive a realizar as atividades
passadas pelo professor.