Banca de DEFESA: RODRIGO MONTEIRO DE LIMA

DISCENTE: RODRIGO MONTEIRO DE LIMA
DATA: 01/03/2016
LOCAL: UFERSA - Auditório do DCEN

DOCTRAINING: UM AMBIENTE 3D COM JOGO SÉRIO PARA O TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CASOS CLÍNICOS

sistemas multiagente; simuladores de casos clínicos; óculos virtuais; aprendizado de máquina; gamificação; sintetizador de voz; ambientes virtuais.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Dados do Superior Tribunal de Justiça do Brasil mostram informações preocupantes sobre o número de denúncias de erros médicos no país. A simulação através de realidade virtual se encaixa em situações onde as chances de erros existem, pois a mesma não trás danos a nenhum meio, visto que tudo é simulado por computador. A fim de mitigar os erros médicos e apoiar o processo de aprendizagem de estudantes de medicina, este trabalho propõe o desenvolvimento da plataforma de realidade virtual DocTraining. A ferramenta de apoio é dividida em: ambiente 3D, sistema on-line para gerenciamento de dados de usuário, jogo sério para simulação de casos clínicos e CSDA (Criador de Sintomas, Doenças e Amostras). A simulação de casos clínicos é feita através de ambiente 3D, aplicativo móvel usando sintetizador de voz e imersão através de óculos de realidade virtual. O ambiente conta com características de gamificação como mecanismo motivacional de uso para os usuários. Dentro do ambiente 3D, assuntos de medicina são ofertados, pelos NPCs (Non Playable Characters), com o objetivo de oferecer conhecimentos auxiliares que facilitem a identificação de doenças nos pacientes ou assuntos de medicina de uma maneira geral. Professores podem verificar qual a pontuação de seus alunos e tomar medidas adicionais em sala de aula para sanar dúvidas. O sistema conta com um sistema multiagente e aprendizado de máquina para classificação de doenças oferecidas pelos pacientes virtuais.

Externo à Instituição - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO - UFRN
Presidente - 1631848 - ARAKEN DE MEDEIROS SANTOS