Banca de DEFESA: ULISSES DE MELO FURTADO

DISCENTE: ULISSES DE MELO FURTADO
DATA: 22/02/2016
LOCAL: UERN - PRODEPE

Modelo de integração adaptável entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica baseado em Arquitetura Orientada a Serviços

Ambiente Virtual de Aprendizagem; Integração; Sistema de Gestão Acadêmica; Educação à Distância.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A educação à distância se tornou comum no cotidiano das instituições de ensino superior

brasileiras em virtude da crescente oferta de vagas nesta modalidade de ensino. Com base neste cenário, este trabalho apresenta um modelo que possibilita integrar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - geralmente caracterizados como as salas de aula dos cursos à distância - com os Sistemas de Gestão Acadêmica, os quais aperfeiçoaram as rotinas administrava e acadêmica das instituições. Ambos são importantes para o contexto no qual estão inseridos e não devem ser enfraquecidos em detrimento do outro, devendo ser interligados, permitindo que troquem informações relevantes para o processo administrativo e de ensino-aprendizagem. Diante dessa realidade, de pesquisas na literatura e se baseando nos preceitos da Enterprise Application Integration e da Arquitetura Orientada a Serviços, é proposto um mecanismo adaptável que pode ser ajustado facilmente para se adequar à realidade de qualquer instituição. Isso se tornou relevante, pois em geral as soluções apresentadas enfocam apenas demandas específicas de determinado estabelecimento, não podendo ser implantado de forma facilitada em outras realidades existentes que possuem demandas semelhantes. Ao final, o modelo foi testado em um cenário real de uma Universidade que demanda este tipo de solução.

Interno - 750.461.054-20 - FRANCISCO DAS CHAGAS DE LIMA JÚNIOR - UERN
Interno - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO