Um estudo sobre a definição de estratégias para o jogo de blackjack usando técnicas de aprendizagem de máquina e sistemas fuzzy
BlackJack, Inteligência Artificial, classificação, lógica fuzzy, computação flexível, jogos.
O BlackJack é um jogo de cartas jogado por um ou mais jogadores e um crupiê (dono da mesa), cujo objetivo é obter mais pontos do que a mesa, mas sem ultrapassar 21 pontos. Mesmo que nada influencie a saída das cartas, existem técnicas que ajudam na predição qual a decisão a ser tomada de acordo com a mão do jogador na rodada. Tais estratégias de BlackJack utilizadas atualmente são provenientes da década de 1960, quando matemáticos utilizando a probabilidade aplicaram seus conhecimentos em centenas de partidas de BlackJack e elaboraram suas estratégias. Porém, essas estrátégias são bastante complexas, o que dificulta ao jogador memorizar cada ação a ser tomada de acordo com a configuração das cartas. Nesse contexto, esse trabalho foca em descobrir uma forma de minimizar a vantagem do casino e virar as probabilidades a favor do jogador utilizando estratégias de jogo. Sendo assim, foram produzidos e analizados grandes conjuntos de dados contendo informações pertinentes a milhares de partidas de BlackJack, visando extrair regras relevantes que favoreçam o jogador em relação ao casino. O presente trabalho utiliza algoritmos de inteligência artificial, específico de classificação e associação juntamente com a lógica fuzzy, especificamente o Apriori, FuzzyDT, FCA-BASED, C4.5, PART e Ripper com a finalidade de extrair regras relevantes de BlackJack. Os conjuntos de regras gerados foram utilizados em uma série de configurações de partidas e os resultados produzidos foram comparados e avaliados.