Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA LEAL FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA LEAL FERNANDES
DATA: 15/07/2015
HORA: 10:00
LOCAL: UERN
TÍTULO:

SISTEMA DE TUTORIA INTELIGENTE: UMA ABORDAGEM BASEADA NA VISÃO E PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA DE DISCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

SISTEMA TUTOR INTELIGENTE, ALGORITMOS DE AGRUPAMENTO, PARTICIPAÇÃO
COLABORATIVA, SISTEMAS MULTIAGENTES


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Com o cenário de rápida e constante transformação em que o indivíduo gerencia seu próprio conhecimento, o processo educacional aliado às novas tecnologias tem proporcionado efetivos ganhos para os estudantes. Nesse contexto, algumas pesquisas vêm sendo realizadas pela comunidade científica com o intuito de construir sistemas cada vez mais autônomos no que se refere à forma de montar um plano de estudo individualizado. Entretanto, a maioria desses sistemas depende do conhecimento e da experiência do professor para determinar qual a melhor maneira de abordar um determinado conteúdo. Isso causa dois grandes problemas no processo de ensino-aprendizagem: somente a visão do professor é considerada pelo sistema, deixando o discente muito passivo, tornando-o pouco diferente dos sistemas tradicionais existentes nas salas de aula; e, em decorrência disso, a falta de motivação para usar um sistema desse porte, uma vez que a passividade torna o estudo entediante e pouco produtivo. Seguindo essa linha de atuação, a proposta desde trabalho é investigar o uso de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem buscando perceber as características dos estudantes em aspectos individuais e coletivos, além de levar em consideração a visão do mesmo sobre o assunto, principalmente, no que se refere ao nível de dificuldade. Isso pode ser feito modelando o aluno como um indivíduo que possui, além de características individuais relacionadas às suas capacidades cognitivas de aprendizagem, seu contexto sócio-econômico-cultural e sua relação com possíveis outros discentes. O STI proposto utiliza uma arquitetura simples, onde o tutor
inteligente é capaz de perceber e indicar a melhor maneira de estudar para o aluno. A hipótese inicial é que a participação e interação entre os alunos com características semelhantes possam levar a um melhor rendimento no final do estudo de um determinado currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1631848 - ARAKEN DE MEDEIROS SANTOS
Interno - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Notícia cadastrada em: 06/07/2015 15:06
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