Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO FERNANDES DA SILVA FILHO

DISCENTE: ANTONIO FERNANDES DA SILVA FILHO
DATA: 15/07/2015
LOCAL: UERN

Um Estudo Empírico e Comparativo Acerca de Algoritmos de Agrupamento e Segmentação de

Agrupamento, Imagens, Análise de Agrupamentos, Segmentação de Imagens.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Este trabalho aborda um estudo comparativo entre métodos de agrupamento aplicados a imagens. O estudo se concentra em analisar técnicas de agrupamento para a segmentação de imagens e organização automatizada de aglomerados de imagens. Esse último tópico, apesar da importância nos dias atuais, onde a geração de imagens provocada pela massificação dos celulares equipados com câmera e o uso de dispositivos para captura de imagens em meios públicos se tornou rotineira, possui uma carência de estudos por parte da comunidade acadêmica. Sendo assim, este documento busca aprofundar a pesquisa relacionada a análise de agrupamentos aplicadas a imagens e nortear a escolha e utilização dos métodos de agrupamento baseado em critérios como desempenho e adequação ao problema. Para tanto, as técnicas usadas serão submetidas a testes controlados de forma que a maior quantidade de informação relevantes às técnicas e particularidades do problema possam ser extraídas. Como ferramentas do processo comparativo, foram designados algoritmos de agrupamento Hierárquicos, Particionais (k-means), baseados em Densidade (DENCLUE), baseados em Grafos (HSC e CLICK), baseados em Redes Neurais (SOM), baseados em Grid (CLIQUE), baseados em ITL, além de diferentes parâmetros e medidas de avaliação. Esse processo irá contribuir significativamente para facilitar e dinamizar o procedimento de disposição/ordenação de arquivos, identificação de cenários e/ou representação compacta de dados.

Presidente - 1631848 - ARAKEN DE MEDEIROS SANTOS
Interno - 718.640.914-87 - MARCELINO PEREIRA DOS SANTOS SILVA - UERN