Banca de QUALIFICAÇÃO: ULISSES DE MELO FURTADO

DISCENTE: ULISSES DE MELO FURTADO
DATA: 02/07/2015
LOCAL: UERN - PRODEPE

Arquitetura Orientada a Serviços para integração do Moodle com o SIGAA: uma solução Web Service aplicada em uma Universidade Federal

Educação a Distância, Integração, Sistemas Acadêmicos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), especialmente os Sistemas de Informação estão atualmente presentes na maioria das organizações, sejam públicas ou privadas, acompanhando uma evolução natural característica da sociedade globalizada contemporânea. Fazendo parte da Administração Pública e nesse contexto, às Universidades Estaduais e Federais dispõem de inúmeros softwares com funções especificas e muitos destes trabalham isoladamente para uma única finalidade: sistemas de gerenciamento dos empréstimos da biblioteca, sistemas de matrícula, sistemas de gestão de recursos humanos, sistemas de notas e avaliações, etc. Todos estes são apenas alguns exemplos dos softwares disponíveis atualmente numa Instituição de Ensino Superior (IES), os mesmos são relevantes para os objetivos a que se propõem, atendendo geralmente demandas especificas de um determinado setor ou departamento. Porém, já é comum, o surgimento de sistemas integrados que unificam várias rotinas e centralizam as demandas de forma estruturada – são os chamados Sistemas de Gestão Acadêmica.

Ainda no tocante as TICs, torna-se relevante considerar o crescimento que a Educação a Distância (EAD) vem registrando nos últimos anos, principalmente pela consolidação e ampla disseminação de tecnologias que possibilitam a comunicação em escala global de forma simplificada. Além disso, os mercados cada vez mais globalizados exigem que os profissionais das mais diversas áreas, por necessidade se qualifiquem permanentemente. Esse fortalecimento da EAD se alia ao fator social de interiorizar e democratizar o acesso aos mais diversos níveis de ensino, possibilitando que localidades remotas e distantes dos grandes centros possam dispor de cursos de Graduação e Pós-Graduação ofertando aos nativos daquela área a possibilidade de qualificarem-se sem a necessidade de deslocamento para outras cidades, evitando um êxodo importante e assegurando que o conhecimento seja distribuído em todas as regiões.

Nessa perspectiva, torna-se cada dia mais comum ouvirmos anúncios de oferta de cursos a distância em diversas áreas, pagos ou gratuitos, em instituições públicas ou privadas, isso nos faz perceber um crescimento desta modalidade de ensino, o que segundo alguns autores é irreversível, tendo em vista as características da sociedade em nível mundial.

Com o crescimento da oferta, a integração destes cursos nos processos e rotinas das IES torna-se relevante, afinal, mesmo os alunos da EAD normalmente estando distantes das sedes acadêmicas, estes se caracterizam como alunos regulares com os mesmos direitos e deveres dos demais discentes das turmas presenciais.

Essa modalidade de ensino faz uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), espaços estes que se caracterizam como as salas de aulas de um curso a distância, se fizermos uma analogia com a educação presencial. Os AVAs têm um papel importantíssimo na execução de um curso EAD.

Nesse contexto, surge uma necessidade de compartilhamento de informações entre os softwares utilizados para gestão acadêmica, com os AVAs, ambos necessitam conversar trocando dados necessários a vida escolar dos discentes, além de notas, frequências, etc. Analisando a literatura, percebe-se que esse processo de integração dos sistemas universitários, voltado para a modalidade a distância ainda é algo bem inexplorado e sem nenhum padrão ou normatização própria definida, em geral, sofre adaptações ou segue métodos isolados e não compartilhados de forma ampla com a academia.
A partir desta conjuntura, esse trabalho propõe a implementação de uma solução tendo como pressuposto Arquitetura Orientada a Serviços e os conceitos da Enterprise Application Integration, afim de analisar o contexto de uma IES especifica, seus procedimentos, rotinas, sistemas e ferramentas. Ao final será proposto uma solução que possibilitará que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem possam compartilhar informações com outros sistemas acadêmicos utilizados nas Universidades de forma a otimizar processos, melhorando rotinas e procedimentos acadêmicos. Para realizar esses propósitos serão analisadas as arquiteturas dos AVAs mais comuns, bem como dos sistemas acadêmicos mais presentes no contexto da academia, verificando além de sua arquitetura, os dados necessários ao compartilhamento. Será então modelado e posteriormente implementado um Web Service que possibilitará a realização desta interação, este será validado através de experimentos práticos no cotidiano da Universidade.

Interno - 750.461.054-20 - FRANCISCO DAS CHAGAS DE LIMA JÚNIOR - UERN
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO