Banca de DEFESA: RODRIGO VALENÇA CAVALCANTE FRADE

DISCENTE: RODRIGO VALENÇA CAVALCANTE FRADE
DATA: 09/02/2015
LOCAL: UFERSA - Auditório do DCEN

UNIVIRTUAL – AMBIENTE VIRTUAL 3D MULTIAGENTE COM RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM.

. Ambiente Virtual 3D. Educação a Distância. Objetos de Aprendizagem. Aprendizagem Ubíqua. Agentes. Sistema Multiagente.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

. O avanço dos recursos tecnológicos tem proporcionado novas possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem. Tal avanço resultou em uma melhoria para a Educação a Distância (EaD). No entanto, esta modalidade de ensino ainda enfrenta o sério problema da evasão que se deve principalmente à falta de motivação por parte dos estudantes. Com isso, a utilização de novas tendências tecnológicas tem sido cada vez mais frequente, tendo como propósito oferecer uma maior atratividade para participação do estudante em cursos a distância. Deste modo, este trabalho tem por finalidade propor um ambiente virtual multiagente em três dimensões para apoiar a recomendação de Objetos de Aprendizagem, a fim de melhorar os processos de ensino e aprendizagem na EaD.

Externo à Instituição - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA - UFRN
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO