Banca de DEFESA: CARLOS EVANDRO DE MEDEIROS FERNANDES - (Retificação)

DISCENTE: CARLOS EVANDRO DE MEDEIROS FERNANDES

DATA: 23/07/2010

LOCAL: Auditório do Centro de Convivência da UFERSA

Algoritmos de Alocação de Rota e Comprimento de Onda em Redes Óticas Limitadas por PMD e XPM/SPM

redes óticas; limitações da camada física; algoritmo de roteamento e atribuição de comprimento de onda; qualidade de transmissão.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

SUBÁREA: Sistemas de Computação

ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação

Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a influência que os efeitos de Modulação Cruzada de Fase (XPM), Auto-Modulação de Fase (SPM) e Dispersão de Modo de Polarização (PMD) têm sobre o desempenho de uma rede ótica transparente. Dois algoritmos IA-RWA que levam em conta estes efeitos são propostos e analisados. Simulações numéricas realizadas em diferentes cenários de rede sugerem que existe um relacionamento entre os efeitos de XPM/SPM e PMD no momento da escolha da rota e do comprimento de onda para servir uma conexão oriunda de uma rede cliente da rede ótica. Além disso, o uso de um algoritmo IA-RWA, em que a rota e comprimento de onda são escolhidos ao mesmo tempo, pode melhorar o desempenho da rede e reduzir o impacto negativo dos efeitos da camada física sobre a qualidade de transmissão (QoT) dos caminhos óticos.

Presidente - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA
Interno - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/12/2011 08:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03