Banca de DEFESA: JAILSON DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILSON DUARTE
DATA : 29/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/uco-aouc-rwm
TÍTULO:

ANÁLISE DAS BARREIRAS NA EXECUÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL EM IFES, A PARTIR DA APLICAÇÃO DO STRATEGIC OPTIONS DEVELOPMENT AND ANALYSIS (SODA).


PALAVRAS-CHAVES:

IFES; ; Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS); Barreiras; Strategic Options Development and Analysis (SODA).


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A questão ambiental ganhou ênfase nas discussões das conferências ambientais ao longo dos anos, principalmente as que ocorreram durante o século XX, e com isso as preocupações com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável foram temas de diversos debates, bem como a inserção da temática ambiental aplicado ao ensino. A conjuntura atual de recursos escassos e a evolução da consciência socioambiental nas instituições tem feito com que práticas de sustentabilidade sejam implementadas em busca do aperfeiçoamento da gestão da administração pública federal (APF), buscando a racionalização do uso desses insumos e a redução de desperdícios. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar quais as barreiras estão presentes na execução do Plano de Logística Sustentável (PLS) das instituições federais de educação superior (IFES), UFERSA e IFRN, as quais vem atuando como empecilhos ou dificultadores no desenvolvimento de ações relacionadas à sustentabilidade e quais ações podem ser implementadas para superar essas devidas barreiras. Para a análise dessas barreiras foi aplicado mapas cognitivos elaborados conforme Strategic Options Development and Analysis (SODA), através de entrevistas com as partes envolvidas no processo de gestão da sustentabilidade, de forma direta e/ou indireta. Os objetos de estudo correspondem ao IFRN e a UFERSA. Como de análise foi realizado a análise documental e análise de conteúdo proposta pela Bardin (2011), por fim, o tratamento e análise dos mapas cognitivos. Esse estudo se mostra relevante pois evidenciou dados inéditos sobre as barreiras a gestão do PLS das referidas IFES, que servirão de base para os tomadores de decisão a entenderem como as particularidades das IFES e o contexto em que se inserem impactam no desenvolvimento das ações de gestão da sustentabilidade. A aplicação do método SODA aqui proposto, se mostrou válido para identificar as barreiras internas e externas, comuns ao planejamento, execução, controle e avaliação do PLS ao IFRN e UFERSA, bem como para analisar e comparar as barreiras internas e externas, das referidas instituições, identificadas nesta pesquisa e por fim sugerir ações que podem ser implementadas para o enfrentamento das referidas barreiras. As principais barreiras encontradas se referem a falta de tempo para dedicação ao acompanhamento do PLS, divisão de tempo com outras Atribuições do cargo e função, necessidade de maior engajamento da comunidade acadêmica, falta de apoio da gestão, falta de divulgação da Importância e das ações do PLS. As principais recomendações foram: Criar carga horária exclusiva para dedicação a gestão do PLS, estabelecer a redução de carga de atribuições dos membros da comissão de gestão do PLS, adotar medidas conscientização sobre as ações sustentáveis e estimular a participação de todos os atores, propor reuniões periódicas com a gestão para prestação de contas e adotar medidas de divulgação e esclarecimento das ações do PLS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1355183 - CIRO JOSE JARDIM DE FIGUEIREDO
Externa à Instituição - JOYCE ELANNE MATEUS CELESTINO - IFRN
Interno - 1028844 - THOMAS EDSON ESPINDOLA GONCALO
Presidente - 1115061 - THYAGO DE MELO DUARTE BORGES
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 07:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03