Banca de DEFESA: JOÃO CLÉCIO DE SOUSA HOLANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO CLÉCIO DE SOUSA HOLANDA
DATA : 18/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/xiy-orck-vms
TÍTULO:

SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL, ORGANIZACIONAL, CURRICULAR E PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Superior. Escolas de negócios. Sustentabilidade. Universidade


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Os valores gerados pelo debate relacionado à sustentabilidade são essenciais na formação de
qualquer profissional e em especial do administrador. Com isso, nota-se que as discussões sobre
a temática têm ganhado evidência, principalmente em relação ao contexto educacional e
organizacional, pois a educação é vista como um caminho para disseminar mudanças de
conscientização para uma cultura sustentável e nas organizações, por fazerem usos de recursos,
isso têm gerado preocupação quanto aos impactos oriundos das suas atividades, buscando
mitigá-las a partir da adoção de práticas responsáveis, visando um futuro sustentável. Nesse
contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar os elementos que permitem a integração da
temática da sustentabilidade no curso de administração de uma IES pública, a partir de uma
estrutura analítica baseada nas dimensões operacionais da educação em gestão. Quanto ao
delineamento metodológico, quantos aos objetivos classifica-se como exploratório e descritivo
e quanto a abordagem, qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos e meios de
investigação foi realizado um estudo de caso numa instituição de ensino superior pública
situada em Mossoró-RN, no qual os sujeitos da pesquisa foram compreendem um representante
institucional, o chefe de departamento e professores do curso de administração. Para a coleta
dos dados foram utilizadas múltiplas fontes de evidências, tais como a pesquisa documental e
entrevistas. Os instrumentos da pesquisa foram um roteiro semiestruturado e um check-list e
como técnica de análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo e análise documental. A
partir dos resultados da pesquisa, foi possível inferir que o problema de pesquisa - Como são
abordados os elementos que permitem a integração da temática da sustentabilidade no curso
de administração de uma Instituição de Ensino Superior Pública, considerando as perspectivas
das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica – foi atendido. Os
principais resultados evidenciaram que as dimensões operacionais foram contempladas pois há
o cumprimento das diretrizes e estabelecimento de estratégias em prol de mudanças voltadas à
temática da sustentabilidade – dimensão contextual; O papel desempenhado pela atual gestão
com esforços e comprometimento com as questões atuais, assim como as metas estabelecidas
em suas práticas e no tripé da universidade têm possibilitado estabelecer um perfil institucional
em prol da sustentabilidade, conforme evidenciado nos documentos institucionais e nas práticas
– dimensão organizacional; Com a reformulação do projeto pedagógico, atenção às diretrizes e
o incentivo da gestão para inclusão da temática na pesquisa e extensão, têm proporcionado a
presença da sustentabilidade no currículo do curso de administração e dos demais cursos da
instituição – dimensão curricular; As estratégias aplicadas em sala de aula têm garantido uma
maior autonomia e prática para o aluno, e isso têm garantido um processo formativo com
orientação aos temas transversais da contemporaneidade – dimensão pedagógica. Conclui-se os
objetivos desse estudo foram contemplados e que trouxe contribuições relevantes para a área
em estudo, uma vez que a sustentabilidade ainda é uma discussão incipiente no âmbito do curso
de administração e da IES analisada, no qual ficou claro a partir dos achados da pesquisa que
ambos contemplam ações pontuais ou iniciativas que ainda serão praticadas


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Externa à Instituição - PAOLA SCHMITT FIGUEIRÓ
Interna - 1654843 - THAISEANY DE FREITAS REGO
Notícia cadastrada em: 08/05/2023 18:09
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