Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GABRIEL DE SOUZA GALVAO

DISCENTE : LUCAS GABRIEL DE SOUZA GALVAO
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Online (Google Meet)

PRONTIDÃO E ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA E A PERCEPÇÃO DA CIDADANIA FINANCEIRA DE UNIVERSITÁRIOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS

Prontidão tecnológica; Aceitação de Tecnologia; Cidadania Financeira.

Apoiado na tecnologia de informação, o sistema financeiro no Brasil passou a ofertar nos últimos anos uma extensa gama de serviços através de aplicativos de celular e plataformas digitais. Nesse contexto, surgiram e se popularizaram os bancos digitais, que realizam suas atividades e operações exclusivamente em âmbito virtual, deixando de lado o modelo bancário tradicional das agências e atendimento presencial. Dado esse fenômeno surge a necessidade de compreender a aceitação e a prontidão tecnologia de usuários, bem como sua cidadania financeira, que envolve questões como inclusão, educação financeira, participação e a proteção e segurança de dados dos clientes. Nesse sentido, esse estudo objetiva analisar a influência da prontidão e aceitação de tecnologia sobre a percepção de cidadania financeira de universitários usuários de serviços financeiros digitais. Assim, será realizada uma pesquisa hipotético-dedutiva, quantitativa, descritiva e explicativa, com discentes do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido acerca da prontidão, aceitação de tecnologia (Modelo TRAM) e a cidadania financeira de estudantes de Administração usuários de serviços financeiros exclusivamente digitais. Para tanto, será realizada no período de abril e maio de 2023 coleta de dados através de uma pesquisa survey, de corte transversal, com questionário estruturado elaborado a partir dos achados de Vieira et al (2021) e Valarini e Nakano (2021), baseados em Parasuaraman e Colby (2015) e Davis (1989). Para o tratamento dos dados serão utilizadas a estatística descritiva, análise fatorial, análise de clusters, teste ANOVA e análise discriminante, para mensurar, descrever e encontrar as relações entre a prontidão tecnológica, a aceitação de tecnologia e a cidadania financeira da população em estudo.

Interno - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Presidente - 1668954 - LIANA HOLANDA NEPOMUCENO NOBRE