Efeito dos Fatores Conjunturais e Empresariais no Sentimento do Investidor: Evidências do Mercado Brasileiro
Sentimento do Investidor; Fatores Conjunturais; Fatores Empresariais
O presente estudo objetiva evidenciar o efeito dos fatores conjunturais e dos fatores empresariais no sentimento do investidor das empresas pertencentes à Bolsa de Valores do Brasil no período de 2009 a 2021. Para atingir tal propósito, a respeito do delineamento metodológico, o trabalho classifica-se como de natureza aplicada; descritivo e explicativo quanto ao seu objetivo; bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos, e em relação à abordagem do problema, como quantitativo. A população do estudo é composta por todas as empresas de capital aberto pertencentes à B3 - Brasil, Bolsa e Balcão, totalizando em 345 empresas. A coleta dos dados foi realizada por meio dos dados anuais do período que compreendeu os anos de 2009 a 2021 das empresas componentes da população estudada. As informações pertinentes aos demonstrativos contábeis foram coletadas pelo banco de dados Economática®. O índice de sentimento do investidor foi elaborado a partir da técnica de análise de componentes principais, em que foram incorporadas ao índice as variáveis: número de ofertas de IPOs e Follow-on, proporção de altas e baixas, prêmio de dividendos e participação de investidores individuais no volume financeiro de negociação da B3. Com o constructo elaborado, avaliou-se sua relação com os fatores conjunturais e empresariais, em que foram observadas e realizadas inferências acerca dos movimentos destas variáveis face à intensidade do sentimento do investidor no mercado acionário. Os resultados apontaram que os fatores empresariais Q de Tobin, ROE, Tamanho e Tangibilidade, e o fator conjuntural Inflação foram os mais significativos em poder explicativo e em influência para com o índice de sentimento do investidor. Na análise setorial, destacam-se os setores de Utilidade Pública, Outros, Comunicações, Materiais Básicos e Financeiro. Conclui-se que os fatores conjunturais se mostram mais relevantes para as empresas dos setores da B3, em detrimento aos fatores empresariais. O estudo contribui na compreensão sobre fatores que influenciam a ocorrência de momentos otimistas, permitindo aos tomadores de decisão considerá-los quando avaliarem setores para investir no mercado de capitais brasileiro.