CAPACIDADE ABSORTIVA (CA) NO CONTEXTO DE UMA IES: UM ESTUDO A PARTIR DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS
Conhecimento; Capacidade Absortiva; Pesquisas Científicas e Tecnológica
O presente projeto propõe um estudo sobre a relação entre a capacidade absortiva e as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior, tendo em vista que a aquisição, assimilação, transformação e disseminação do conhecimento são fatores intrínsecos no campo da educação. Deste modo, visando analisar como essa relação ocorre, será realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio do estudo de um caso único, junto aos Programas de Iniciação Científica e Tecnológicas PIBIC e PIBITI desenvolvidos no âmbito da Universidade no período de agosto/2022 a agosto/2023. Visando a validação e convergência dos resultados, será realizada uma triangulação de dados e métodos, onde os dados serão coletados por meio de questionário, aplicado junto aos professores orientadores dos programas, bem como serão realizadas entrevistas com os membros do Comitê de Iniciação Científica, finalizando com a análise documental dos relatórios parciais e finais dos resultados de cada professore/orientador. Todos os dados coletados serão analisados pelo método de análise de conteúdo. Logo, espera-se conhecer como ocorre o processo de desenvolvimento das pesquisas científicas e tecnológicas nas IES, bem como entender, como é realizado o processo de aquisição, assimilação, transformação e explotação do conhecimento nas pesquisas.