Banca de DEFESA: FRANCISCO SOUZA REGO FILHO

DISCENTE : FRANCISCO SOUZA REGO FILHO
DATA : 09/02/2023
LOCAL: Plataforma do Google Meet

COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO COM SERVIDORES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Competências de servidores. Comportamentos de servidores. Desenvolvimento Sustentável. Modelo de avaliação. Universidade Sustentável.

A sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido cada vez mais na contemporaneidade, e a percepção de que o atual modo de vida precisa ser revisto já é tema de concordância em toda a sociedade. Nessa perspectiva, a importância que todas as organizações desempenhem nesse processo de mudança é notório, e as universidades enquanto organizações formadoras das próximas gerações que estarão na linha de frente das mudanças do futuro assumem um papel crucial nesse processo, sendo necessário entender como aqueles que as constituem estão atuando em seu trabalho para disseminar a questão da sustentabilidade. O presente estudo tem por objetivo, portanto, analisar as competências e comportamentos em prol da sustentabilidade em servidores de Universidades Federais do Nordeste Brasileiro. Um estudo similar já foi produzido por Garlet (2017) a partir do modelo de avaliação de Beuron (2016) em uma universidade no Sul do país, porém, em relação às universidades do Nordeste brasileiro, ainda não são encontrados estudos sobre a temática, fazendo-se necessário entender como a questão ocorre na região, permitindo, inclusive, a comparação da realidade com o estudo anterior. Em termos metodológicos, o estudo se enquadra como de natureza qualitativa e quantitativa de maneira combinada, com objetivos descritivos, utilizando-se de uma pesquisa documental e um levantamento de campo. O campo do estudo são três universidades federais do Nordeste brasileiro, a UFC, UNIVASF e UFERSA. A coleta e análise dos dados ocorreu por meio de uma análise documental nos documentos oficiais das universidades que compuserem o estudo, bem como a aplicação de um questionário, baseado no modelo proposto por Garlet et. al. (2019) e Garlet et al. (2021), enviado por e-mail aos servidores das instituições, o qual obteve um total de 250 respondentes, mas somente 248 foram válidos para utilização. Os resultados evidenciam que as universidades federais do nordeste brasileiro consideram a temática sustentabilidade na elaboração de seus documentos oficiais, entretanto, voltadas muito mais para o eixo econômico que para os demais, evidenciando a existência de poucas ações voltadas para a conscientização dos servidores. A análise dos dados do questionário evidenciou a existência de competências e comportamentos em prol da sustentabilidade nos servidores, atingindo valores considerados medianos, seguindo a proposta adapta de Pereira (1999) para análise, e que a correlação entre os constructos é alta, embora, a partir dos testes de regressão, evidenciarem que competências e comportamentos contribuem pouco para a percepção de uma universidade sustentável. Com relação à comparação com o estudo de Garlet (2017), os resultados foram similares, evidenciando a capacidade do modelo de análise proposto e das suas melhorias feitas ao longo dos estudos seguintes para captar competências e comportamentos para a sustentabilidade de maneira fidedigna. Por fim, o presente estudo atingiu seu objetivo, ao evidenciar a existência de competências e comportamentos sustentáveis nos servidores, admitindo as limitações da pesquisa ter sido realizada em somente três instituições e somente com 248 respondentes. Mas podendo propor que novos estudos sobre a temática sejam feitos.

Interna - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Presidente - 506.413.790-72 - LUCIA REJANE DA ROSA GAMA MADRUGA - UFSM