Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO SOUZA REGO FILHO

DISCENTE : FRANCISCO SOUZA REGO FILHO
DATA : 25/03/2022
LOCAL: Plataforma do Google Meet

COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO COM SERVIDORES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Competências de servidores. Comportamentos de servidores. Desenvolvimento Sustentável. Modelo de avaliação. Universidade Sustentável.

A sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido cada vez mais na contemporaneidade, e a percepção de que o atual modo de vida precisa ser revisto já é tema de concordância em toda a sociedade. Nessa perspectiva, a importância que todas as organizações desempenhem nesse processo de mudança é notório, e as universidades enquanto organizações formadoras das próximas gerações que estarão na linha de frente das mudanças do futuro assumem um papel crucial nesse processo, sendo necessário entender como aqueles que as constituem estão atuando em seu trabalho para disseminar a questão da sustentabilidade. Nessa perspectiva, ao considerar as competências e comportamentos dos indivíduos como fatos gerados a partir do convívio com os demais indivíduos que o rodeiam, as manifestações daqueles que fazem as universidades funcionarem ganham importância. O presente estudo tem por objetivo, portanto, analisar as competências e comportamentos em prol da sustentabilidade em servidores de Universidades Federais do Nordeste Brasileiro. Um estudo similar já foi produzido por Garlet (2017) a partir do modelo de avaliação de Beuron (2016) em uma universidade no Sul do país, porém, em relação às universidades do Nordeste brasileiro, ainda não são encontrados estudos sobre a temática, fazendo-se necessário entender como a questão ocorre na na região, permitindo, inclusive, a comparação da realidade com o estudo anterior. Em termos metodológicos, o estudo se enquadra como de natureza qualitativa e quantitativa de maneira combinada, com objetivos descritivos, utilizando-se de uma pesquisa documental e um levantamento de campo. O campo do estudo são as universidades federais do Nordeste brasileiro e os sujeitos os seus servidores docentes e técnicos administrativos em educação, entretanto, participarão do estudo apenas aquelas que seus representantes legais consentirem por meio de carta de anuência. A coleta e análise dos dados ocorrerá por meio de uma análise documental nos documentos oficiais das universidades que compuserem o estudo, bem como a aplicação de um questionário, baseado no modelo proposto por Beuron (2016), enviado por e-mail aos servidores das instituições, utilizando-se da estatística descritiva e análise de correlação de Person para análise dos dados encontrados. Por fim, o presente estudo buscará contribuir para o entendimento da temática das competências e comportamentos para a sustentabilidade em servidores de universidades federais na região, trazer mais dados para um panorama nacional ao se juntar ao estudo de Garlet (2017) e servir como instrumento de apoio para futuro planejamento dessas instituições na busca por se tornarem mais sustentáveis.

Interna - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Presidente - 506.413.790-72 - LUCIA REJANE DA ROSA GAMA MADRUGA - UFRGS