Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO NOGUEIRA SILVA

DISCENTE : BRUNO NOGUEIRA SILVA
DATA : 18/03/2022
LOCAL: on-line

RELAÇÃO RISCO-RETORNO DE PORTFÓLIOS DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS A PARTIR DE AÇÕES DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA

Teoria Moderna de Portfólios. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Performance. Gestão de Portfólio.

O mercado de ações é visto como uma alternativa de investimento de alto risco, principalmente para investidores que não detêm informações ou instrumentos que auxiliem na escolha das empresas nas quais se deve investir. Alguns investidores realizam seus investimentos com base na análise técnica (gráfica), considerando informações estatísticas para definir a tendência de valor das ações. Por outro lado, a escola fundamentalista se pauta em análises financeiras, político-econômicas ou de mercado para embasar a decisão de investimento. Valendo-se da técnica de otimização de carteiras de Markowitz para seleção de portfólios de investimento, este trabalho tem como objetivo investigar a relação risco-retorno de carteiras de ações estruturadas apenas com ações listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores brasileira. Será feita uma análise comparativa da performance das carteiras propostas com as principais carteiras teóricas do mercado acionário nacional. Os resultados mostrarão como compor carteiras de ações ESG, apontando para a viabilidade ou não destes portfólios. Desse modo, esta pesquisa contribui para a literatura de teoria de portfólios e para o alcance de pelo menos um dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas.

Externa à Instituição - TATIANA MARCEDA BACH
Interno - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO