Banca de QUALIFICAÇÃO: LEVI CUNHA BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEVI CUNHA BRAGA
DATA: 09/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO:

RADAR DA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO GRAU DE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS GRADUADAS


PALAVRAS-CHAVES:

Radar da Inovação. Inovação Organizacional. Incubadoras. Empresas Graduadas.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

No cenário mundial altamente competitivo a maior preocupação das empresas é como
produzir e competir com as mudanças repentinas do mercado em geral. As inovações são
capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, por isso, inovar torna-se
essencial para a sustentabilidade e produtividade das empresas. Segundo Ocampo, Iacono e
Leandro (2019), a inovação é compreendida como um processo e, portanto, pode ser realizada
através de um conjunto de etapas: buscar, selecionar e implementar. Apesar de estar dividido
em apenas três etapas, tal processo não é trivial e a realização das fases e atividades são
consideradas complexas, que envolvem várias esferas de conhecimento, tais como estratégia
( business case ), comercialização ( marketing) , desenvolvimento de produtos ( design ),
prototipação-teste e validação, entre outros.
No Manual de Oslo (OCDE, 1997) a inovação é caracterizada como a criação de novos
produtos ou tecnologias, nas áreas de P&D ou marketing. A aquisição de novas tecnologias é
uma atividade inovadora, então inovar é fazer uso de tecnologias existentes de outras maneiras.
Ainda para o Manual de Oslo, as vantagens de se investir em inovação podem ser assim
definidas: o impacto no desempenho da empresa é diferente do impacto na receita e na
participação nas mudanças de produtividade e eficiência (OCDE, 1997). Outros impactos
significativos estão relacionados às mudanças na competitividade e na produtividade total dos
fatores, os conhecimentos das inovações realizadas nas empresas, e um montante de
conhecimentos nas redes. Ou seja, as empresas precisam inovar para se manterem competitivas
e buscar novas tecnologias para se destacar no mercado de trabalho (OCDE, 1997).
De acordo com Schumpeter (1998) é possível perceber que a ideia de inovação está
sempre associada a mudanças, a novas combinações de fatores que rompem com o equilíbrio
existente. A inovação é considerada um recurso indispensável em mercados altamente
competitivos e seu objetivo é obter maior eficiência econômica e financeira para as empresas
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(BROWN; KIMBROUGH, 2011; MIRANDA, et al. 2015; SANTOS, VASCONCELOS; DE
LUCA, 2013).
Além disso, inovar é um processo arriscado: o sucesso não é garantido e há muitas
dificuldades no caminho. Coad, Pellegrino e Savona (2015) afirmam que as barreiras à
inovação não se concentram apenas em falhas de mercado, mas podem estar relacionadas a
falhas sistêmicas da empresa difíceis de superar e que podem ser prejudiciais à produtividade
da organização. Além de problemas financeiros, devem ser observados outras questões, tais
como a falta de informações sobre novas tecnologias e nichos de mercados, a falta de
habilidades adequadas e uma estrutura de mercado altamente concentrada (COAD;
PELLEGRINO; SAVONA, 2015).
Dessa forma, as empresas para se manterem presentes no mercado precisam implantar
melhorias nos processos operacionais e no sistema de gestão, portanto a inovação não se trata
apenas da criação de algo novo, mas sim de melhorar práticas ou produtos existentes. Visando
esta melhoria, o radar da inovação foi desenvolvido para analisar a inovação das empresas
dividido em quatro eixos: clientes, processos, presença e ofertas da empresas, esses eixos são
subdivididos em doze dimensões: oferta, plataforma, solução, cliente, experiência do cliente,
valor, processo, organização, cadeia de fornecimento, presença, rede e marca.
O radar da inovação foi originalmente proposto por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006),
e adaptado para o contexto das micro e pequenas empresas (MPE’s) com a inclusão de mais
uma dimensão: ambiência inovadora por Bachmann e Destefani (2008). Esta ferramenta tem o
objetivo de contribuir para o alcance de vantagem competitiva, uma vez que esta mostra em
quais dimensões as empresas têm inovado, ao mesmo tempo em que aponta quais dimensões
ainda precisam inovar.
O radar da inovação pode auxiliar as empresas na realização de um auto diagnóstico geral
das inovações nos processos e no sistema de gestão e também na identificação de
oportunidades, principalmente por meio da comparação com os concorrentes (SAWHNEY;
WOLCOTT; ARRONIZ, 2006). Além disso, Carvalho et al. (2015) afirmam que o radar da
inovação pode ser aplicado em empresas de qualquer setor, porém, cada setor difere na
intensidade do uso da inovação, mas tem semelhanças no que diz respeito às dimensões em que
a inovação ocorre. Dessa forma, esta ferramenta pode ajudar as incubadoras tecnológicas a
detectar em quais dimensões as empresas nela instaladas, precisam de aperfeiçoamento.

Com relação ao quantitativo de incubadoras no Brasil, de acordo com os dados obtidos por meio de uma colaboração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ANPROTEC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), até 2019, havia cerca de 363 incubadoras de empresas em todo o território nacional, enquanto que, destas, 18 se localizam no Rio Grande do Norte. Já

com relação ao número de empresas, o estudo apontou a existência de 3694 empresas incubadas e 6143 graduadas (ANPROTEC, 2019). Estes dados reforçam a relevância destes tipos de empresas para a economia do país, pois, segundo o estudo já citado anteriormente, no ano de 2017, empresas incubadas foram responsáveis por gerar 14.457 vagas de emprego, o que resultou num faturamento de R$ 551 milhões, o que é certamente, um quantitativo significativo para a economia brasileira.
Diante do panorama apresentado, da atualidade do tema e considerando a inovação como item fundamental para a sobrevivência das incubadoras e das empresas graduadas, essa pesquisa busca responder a seguinte questão:
Qual o grau de inovação organizacional das empresas graduadas localizadas em Incubadoras de empresas de Mossoró/RN?


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1434542 - ANA LUCIA BRENNER BARRETO MIRANDA
Presidente - 036.152.564-84 - ANA MARIA MAGALHAES CORREIA - PUCPR
Externo ao Programa - 1541567 - NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
Notícia cadastrada em: 18/03/2021 12:05
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