PPGD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CCSAH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA VIEIRA XAVIER DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARÍLIA VIEIRA XAVIER DE OLIVEIRA
DATA : 26/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/aao-ujgk-cmf

O PERFIL DO PROFISSIONAL AUTOCOMPOSITOR DE CONFLITOS E A EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA: ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES DA UFERSA

Educação jurídica; formação de competências; facilitadores; autocomposição.

A presente pesquisa abordou uma investigação sobre a formação de competências do profissional autocompositor de conflitos e as contribuições da educação jurídica no processo formativo e no fazer desse profissional que trata dos conflitos. O problema de pesquisa envolve como a educação jurídica deveria contribuir para a formação de competências do profissional que vivencia os meios autocompositivos de tratamento dos conflitos nos mais diversos espaços de atuação, a partir da percepção dos estudantes e docentes do curso de graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA. Para tanto, parte-se da hipótese de que a educação jurídica, por ser responsável pela formação dos futuros profissionais do Direito, constitui um ambiente capaz de desenvolver competências necessárias para que os facilitadores desses meios possam responder às necessidades da sociedade. Assim, o presente estudo analisa como a educação jurídica deve contribuir para a formação de competências do profissional que vivencia os meios autocompositivos de tratamento dos conflitos nos mais diversos espaços que atuam, a partir da percepção de estudantes e docentes do curso de graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Os objetivos específicos pretendem compreender o percurso da educação jurídica no Brasil, considerando a crise educacional e a necessidade de inovações que contribuam para a formação do profissional que a sociedade contemporânea demanda, investigar como a utilização dos meios autocompositivos de tratamentos dos conflitos vem se reverberando no contexto social, nas instituições e nos cursos de graduação em Direito, no cenário em que se busca garantir o acesso à justiça, e ainda, identificar de que modo o curso jurídico deve desenvolver as competências essenciais para o processo formativo do profissional facilitador dos instrumentos de autocomposição dos conflitos, por meio da percepção de discentes e docentes do curso de graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Para alcançar os objetivos traçados utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica para a construção dos argumentos teóricos com base nos trabalhos de autores que discutem o tema, aliada a pesquisa empírica por meio de uma abordagem qualitativa realizada mediante grupos focais com estudantes e entrevistas com docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Conclui-se que a educação jurídica pode contribuir para a formação do profissional autocompositor ao incorporar a formação baseada em competências cognitivas, instrumentais e interpessoais, com foco nos discentes e no processo pedagógico, por meio do uso de metodologias ativas e discussões de temas transversais, que podem gerar debates mais complexos na construção de espaços em que os estudantes tenham um ensino articulado à pesquisa, a extensão, as atividades extracurriculares, as vivências interdisciplinares e experiências práticas reais, para a formação jurídica com um olhar pacificador, emancipatório e democrático. As percepções dos estudantes e docentes da UFERSA foram no sentido de que há um caminho aberto para as inovações nas práticas pedagógicas e metodológicas do curso de Direito, contribuindo para uma educação transformadora, adequada à tendência de tratamento consensual dos conflitos.

Externa à Instituição - DENISE DOS SANTOS VASCONCELOS SILVA
Interno - 2080267 - JOSE ALBENES BEZERRA JUNIOR