PPGD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CCSAH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIC IAN OLIVEIRA GUIMARÃES

DISCENTE : ERIC IAN OLIVEIRA GUIMARÃES
DATA : 03/04/2023

EM NOME DE DEUS, DA FAMÍLIA E DO MERCADO: A AFINIDADE ELETIVA ENTRE NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NOS DISCURSOS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Homeschooling; Análise de discurso.

O presente trabalho procurar demonstrar como a regulamentação da educação domiciliar, como atualmente proposta por grupos conservadores, é uma das consequências da sobreposição entre as racionalidades neoliberal e neoconservadora no contexto brasileiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, alicerçada sobre uma interpretação materialista interdisciplinar do fenômeno observado. No processo, serão utilizadas diferentes metodologias de pesquisa, desde a pesquisa bibliográfica, no que diz respeito ao levantamento e consulta das pesquisas acadêmicas já publicados acerca do tema, passando pela análise documental, referente especialmente aos projetos de lei sobre homeschooling, mas também aos documentos disponibilizados no sítio eletrônico da Associação Nacional de Educação Domiciliar, importante grupo de interesse que atua sobre a questão. Por fim, valer-se-á ainda das análises de conteúdo e dos discursos parlamentares na Câmara dos Deputados. Para tanto, a pesquisa se dividirá em três capítulos. No primeiro, conceituaremos neoliberalismo e neoconservadorismo a partir do referencial teórico adotado. No segundo, destrincharemos os argumentos trazidos pelos projetos de lei referentes ao tema, bem como documentos da Associação Nacional de Educação Domiciliar – ANED. Por fim, realizaremos a análise dos discursos parlamentares durante a votação do projeto de lei nº 3.179/2012, ocorrido em 18 e 19 de maio na Câmara dos Deputados.

Presidente - 1055467 - FELIPE ARAUJO CASTRO
Externa à Instituição - MARIANA PIMENTEL FISCHER PACHECO