PPGD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CCSAH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ SARTO FULGÊNCIO DE LIMA FILHO

DISCENTE : JOSÉ SARTO FULGÊNCIO DE LIMA FILHO
DATA : 29/06/2022
LOCAL: http://meet.google.com/dpp-pztz-dof

REORGANIZANDO AS OPINIÕES DEMOCRÁTICAS: OS USOS DO CORPORATIVISMO NA OBRA DE OLIVEIRA VIANNA (1927-1949)

Oliveira Vianna; Corporativismo; História das ideias

A pesquisa se propõe a compreender os usos da categoria “corporativismo” na obra de Oliveira Vianna. Para tanto, se debruçará sobre os livros publicados pelo autor do período compreendido entre 1927 e 1949. A delimitação temporal descrita foi escolhida por serem os anos de publicação das primeiras edições de dois trabalhos de grande relevância e que marcam os principais momentos de uso dessa categoria na produção do autor: O idealismo na constituição e Instituições políticas brasileiras. Entre os anos de 1927 a 1949, o autor chegou a passar do status de um intelectual nacionalmente reconhecido, como também pela posição de um burocrata importante para a organização do Estado regido por Getúlio Vargas no período em que esteve como consultor jurídico do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC). A compreensão de como a sua trajetória foi marcada durante esse período pode ser uma chave importante para compreender que usos Vianna faz da categoria “corporativismo” ao longo dos trabalhos publicados nesse período e, sobretudo, quais circunstâncias foram importantes para essas transformações. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é investigar como a categoria “corporativismo” é articulada na obra de Oliveira Vianna durante o período de 1927 a 1949. Para tanto, os objetivos específicos que busco desenvolver são: i) identificar as principais influências do autor nos campos pessoal, político e profissional; ii) analisar como o pensamento de Oliveira Vianna se situa historiograficamente no pensamento político brasileiro; e, por fim, iii) compreender a inserção do “corporativismo” enquanto categoria na obra do autor escrita entre 1927 a 1949. A pesquisa consistirá em uma análise na História das Ideias, discutindo o problema de forma qualitativa, a partir da investigação direta dos trabalhos desenvolvidos por Vianna, bem como das pesquisas atuais desenvolvidas na academia em áreas relacionadas à sua trajetória intelectual. Optei por fazer uma revisão narrativa da literatura, tendo em vista a dificuldade de encontrar fontes que situem o pensamento do autor no âmbito do Direito, sendo a maior parte dos trabalhos encontrados, dentre o que já foi escrito, relacionados à produção intelectual voltada para os campos da Política e da Sociologia. O trabalho será estruturado em três capítulos, os quais coincidem com as três etapas a serem desenvolvidas na pesquisa. Os resultados preliminares da pesquisa apontam para uma trajetória de forte envolvimento com atores políticos engajados na defesa de uma suposta realidade orgânica nacional e de uma estruturação de Estado com características autoritárias. Esse engajamento ajuda a compreender como Vianna articula os seus conceitos.

Externo à Instituição - ARGEMIRO CARDOSO MOREIRA MARTINS
Externo à Instituição - FRANCISCO ROGÉRIO MADEIRA PINTO - PESQUISADOR