PPGD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CCSAH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA MONTEIRO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA MONTEIRO LIMA
DATA: 30/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: À distância (vídeoconferência, webconferência, skype)
TÍTULO:

O Direito fora do seu “mundo”: a narrativa do impeachment no Jornal Nacional


PALAVRAS-CHAVES:

Expansão do mundo do direito. Judicialização total. Processo de impeachment de Dilma Rousseff; Recursos televisivos; Fala do especialista.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

Essa pesquisa lança o olhar compreensivo sobre a expansão do direito e da sua linguagem para outros campos da vida social. Especificamente, buscou-se descrever e analisar o discurso jurídico-político do processo de impeachment (2016) no Jornal Nacional, ou seja, o objeto de análise da pesquisa é a fala “jurídica” por parte de agentes não profissionais [do direito]. O Jornal Nacional (JN) da rede Globo é veículo discursivo de abrangência nacional. Analisamos as falas jornalísticas sobre o processo de impeachment de Dilma a partir de dezembro de 2015 até agosto de 2016 focando em duas fases: o julgamento do rito do processo de impeachment pelo Supremo Tribunal Federal e a votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para a análise das falas jornalísticas recorremos à observação multimodal que interpreta vários elementos da linguagem: o discurso, os signos e a captação descritiva de um fato cotidiano. Além disso, utilizamos de elementos de netnografia, tendo em vista que ela se propõe a estudar comunidades que não apresentam uma localização física determinada, por estarem presentes no espaço virtual. Até o momento, a pesquisa foi estruturada a partir da observação das matérias jornalísticas sobre o impeachment no JN sob um prisma triádico: (1ª) a fala da “dimensão democrática” em geral apresentada jornalisticamente a partir do recorte das falas dos agentes “políticos” (2ª) A fala dos “facilitadores/tradutores sociais” composto pela síntese dos apresentadores e repórteres e (3ª) a fala dos “especialistas legitimadores”, na maioria das vezes juristas, responsáveis por dar ao discurso jornalístico a ideia de imparcialidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVID BARBOSA DE OLIVEIRA - UFC
Interno - 1055467 - FELIPE ARAUJO CASTRO
Presidente - 1996830 - MARIO SERGIO FALCAO MAIA
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 17:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03