PPGD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CCSAH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDA SHIRLEY FERNANDES DE OLIVEIRA VALE

DISCENTE: EDUARDA SHIRLEY FERNANDES DE OLIVEIRA VALE
DATA: 16/06/2020

O CONTROLE DAS COMISSÕES ADMINISTRATIVAS SOB O CRITÉRIO DA AUTODECLARAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COTAS RACIAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Cotas Raciais. Identidade. Autodeclaração. Comissões Administrativas. Universidades. Rio Grande do Norte

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito

As políticas afirmativas de cotas raciais inseridas no ordenamento jurídico brasileiro através da Lei nº 12.711/2012 contribuíram para inserção dos sujeitos que se declaram pretos no ensino superior. O critério para defini-lo preto é a autodeclaração, de acordo com o reconhecimento à própria identidade. No entanto, em virtude da existência de casos que burlam este critério, as Universidades podem instituir Comissões Administrativas para tentar estabelecer os limites das fronteiras estabelecidas constitucionalmente para o acesso às políticas afirmativas. Nesse contexto questiona-se: quais os poderes do controle administrativo sobre o critério de autodeclaração na política de cotas raciais no ensino superior do Estado do Rio Grande do Norte? Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar as possibilidades e limites do controle administrativo nesses casos de alegação de violação do atendimento ao critério. A pesquisa proposta é descritiva e exploratória, com a utilização do método dedutivo. Os instrumentos metodológicos são de natureza bibliográfica e documental que servirão para averiguar a atuação no âmbito administrativos das Universidades do Estado do Rio Grande do Norte.

Externo à Instituição - DAVID BARBOSA DE OLIVEIRA - UFC
Interno - 201.320.503-15 - MARCUS PINTO AGUIAR - NENHUMA