Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS FERNANDES

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS FERNANDES
DATA : 23/10/2023

PERFIL HEMATOLÓGICO, MORFOLÓGICO E MORFOMÉTRICO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS DE EMAS (Rhea americana LINNAEUS, 1758) CRIADAS EM CATIVEIRO NO SEMIÁRIDO POTIGUAR.

hematologia aviária; Rhea americana; ratita; parâmetros hematológicos.

A ema (Rhea americana LINNAEUS, 1758), considerada a maior espécie de ave nativa do Brasil, encontra-se entre os componentes da fauna silvestre que apresentam elevado potencial econômico e conservacional. Nesta perspectiva, avaliar o estado de saúde desses animais por meio de exames hematológicos é indispensável, uma vez que os sinais clínicos nas aves são bastante inespecíficos e os exames físicos fornecem informações limitadas. Este estudo tem, então, o objetivo de caracterizar o perfil hematológico, morfológico e morfométrico de células sanguíneas de emas criadas em cativeiro no semiárido potiguar, considerando sexo e idade. Serão utilizados 60 exemplares hígidos de Rhea americana, sendo 30 fêmeas e 30 machos, com idade variando entre 6 e 18 meses. A caracterização morfológica e morfométrica das células sanguíneas será feita utilizando-se técnicas de microscopia de luz convencional, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Para isso, serão colhidos 10 mL de sangue periférico de cada animal, por punção da veia braquial, confeccionados os esfregaços sanguíneos, que serão fixados em metanol absoluto e corados pelo método de Giemsa para análise, e as amostras serão processadas para a determinação da contagem de eritrócitos, concentração de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), além da análise morfométrica das células com o auxílio do software analisador de imagens ImageJ® (bundled with 64-bit Java 1.6.0_24), a fim de que se possa obter o diâmetro máximo e mínimo de eritrócitos, leucócitos e trombócitos. Para calcular os valores de tendência central e comparar os comprimentos e larguras médias destas células, será utilizado o teste t de Student, considerando-se significativo um valor de P ≤ 0,05. Os protocolos experimentais utilizados neste estudo serão submetidos a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFERSA. Espera-se, por meio desta pesquisa, a comprovação de que há variações hematológicas, morfológicas e/ou morfométricas em função do sexo e da idade em emas. Com isso, será possível levantar informações importantes para que se possam estabelecer valores de referência e parâmetros que possam ser uteis em estudos comparativos associados a hematologia de aves.

Externo à Instituição - AIRTON MENDES CONDE JÚNIOR - UFPI
Interno - 2287311 - JAEL BATISTA SOARES