Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIA PINTO DE OLIVEIRA AUGUSTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRÍCIA PINTO DE OLIVEIRA AUGUSTO
DATA : 04/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula 24 da Proppg
TÍTULO:

AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DA POLÍTICA TERRITORIAL DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS (PRÓ-ALFA)
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Políticas Públicas. Alfabetização. Metodologia de Avaliação Participativa.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Esta pesquisa busca compreender como avaliar de forma participativa e propor melhorias à execução
da política territorial de alfabetização de crianças (PRÓ-ALFA) do estado do Rio Grande do Norte. A
questão formulada surgiu a partir de uma reflexão sobre a experiência docente da autora, diante das
inquietudes vividas ao participar de ações que integram a Política Territorial de Alfabetização de
Crianças (PRÓ-ALFA) do Estado do Rio Grande do Norte, mais diretamente, dos processos de formação
de professores que se realizavam aos sábados em Mossoró RN. A Política Territorial de Alfabetização
de Crianças (PRÓ-ALFA) do Estado do Rio Grande do Norte se inicia no ano de 2024 e está articulada à
Política Nacional de Alfabetização do Governo Federal, divulgada por meio do “'Compromisso Nacional
Criança Alfabetizada”'. O propósito desta pesquisa é construir uma metodologia participativa para a
Avaliação da Política Territorial de Alfabetização de Crianças (PRÓ-ALFA) no Estado do Rio Grande do
Norte. Essa metodologia, de caráter diagnóstico e propositivo, será implementada no município de
Mossoró/RN e contará com a colaboração de professoras alfabetizadoras, gestores das três escolas
participantes e familiares ou responsáveis por crianças que frequentam estas escolas. A proposta da
metodologia de avaliação participativa será desenvolvida com foco em três eixos principais: a)
formação docente, b) infraestrutura física e pedagógica e c) sistemas de avaliação. A pesquisa tem
grande relevância comunitária, social e científica diante do cenário alarmante e dados sobre o
analfabetismo em Mossoró e no estado do Rio Grande do Norte. Como compromisso ético da
pesquisadora e seus orientadores, estaremos dedicados a compor coletivamente esta metodologia de
modo a avaliar e propor melhorias nas políticas públicas que buscam promover processos de
alfabetização das crianças em Mossoró RN.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES - UERN
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Interna - 3331865 - MARIA DE FATIMA DE LIMA DAS CHAGAS
Notícia cadastrada em: 11/07/2025 14:23
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