VIVÊNCIA ACADÊMICA, INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR.
Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudante universitário, vivência acadêmica, inclusão, permanência.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento marcada por sintomas que se iniciam na primeira infância e podem perdurar por toda a vida, trazendo prejuízos em diversas áreas. Apesar de não haver estudos robustos acerca da prevalência desse transtorno na população brasileira, no âmbito educacional, o censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aponta um crescimento cada vez mais significativo de estudantes com TEA na Educação Superior, e essa realidade apresenta inúmeros desafios, tanto para esses(as) alunos(as), quanto para as universidades, especialmente no que tange às questões que envolvem inclusão, permanência e vivências acadêmicas desse público. Nesse direcionamento, o presente estudo, a ser executado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), se propõe a analisar as vivências acadêmicas e os fatores que influenciam a inclusão e a permanência de estudantes com TEA no campus Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Será realizado um estudo descritivo??, com abordagem quantitativa e qualitativa, através da utilização do Quociente do Espectro do Autismo - Adulto (QA), a escala de Vivência Acadêmica - versão reduzida (QVA-r), um questionário específico sobre inclusão e permanência acadêmica e um roteiro norteador de entrevista. Os dados quantitativos serão analisados com o programa JASP versão 0.19.3, usando estatística descritiva e inferencial, e os dados qualitativos serão submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin e sistematizados com base nas categorias estabelecidas na ferramenta IRAMUTEQ.