TEM CIÊNCIA NO PALCO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O ESPETÁCULO “A CIÊNCIA DA RODA OU A RODA DA CIÊNCIA” COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Teatro, divulgação científica, cordel, arte.
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar a experiência dos membros do grupo de teatro Baobá que encenou a peça “Ciência da Roda ou a Roda da Ciência” e a percepção do espetáculo pelo público-alvo, enfatizando a relação entre arte e divulgação científica. Este é um estudo de abordagem mista (quali-quantitativo) de caráter descritivo exploratório, onde foram aplicados questionários semi-estruturados aos integrantes da peça de teatro, aos professores de ciências e aos alunos do ensino médio de uma escola pública de Mossoró-RN para avaliar como eles percebem o teatro de temática científica como instrumento de disseminação da ciência e promoção da reflexão crítica. As teorias de Pierre Bourdieu, Paulo Freire e Augusto Boal foram norteadoras deste trabalho. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário que combinou uma escala de Likert e perguntas discursivas, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das respostas. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva, usando como medidas de centralidade a média, o argumento de concordância e o desvio padrão. Os dados qualitativos foram avaliados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin, com apoio do software Iramuteq. As respostas indicaram que tanto os membros do grupo de teatro quanto os discentes tiveram uma experiência positiva em relação ao teatro de temática científica, de diferentes perspectivas. As respostas dos integrantes demonstraram que a participação foi um grande aprendizado acadêmico, pessoal e profissional. As respostas dos discentes enfatizaram a importância do aspecto lúdico e acessível do teatro na divulgação da ciência, sugerindo que essa abordagem, por ter uma linguagem simples e clara, facilita a compreensão de conceitos complexos. Ao final do estudo, os dados obtidos evidenciaram a eficácia do Teatro de Temática Científica como ferramenta de divulgação da Ciência, que promove a educação de forma dinâmica, lúdica e atraente. A inclusão de elementos culturais e populares, como o cordel, pode potencializar ainda mais a efetividade dessa comunicação e transformação social. A receptividade demonstrada na pesquisa demonstrou a importância de iniciativas que integrem arte e educação, contribuindo para estimular a curiosidade, o aprendizado, a reflexão crítica e a valorização cultural entre os jovens. O teatro se revela, assim, uma estratégia poderosa e versátil para a educação e a divulgação científica, capaz de engajar e inspirar públicos diversos.