Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNÁ NATALLY MEDEIROS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYNÁ NATALLY MEDEIROS SOARES
DATA : 29/07/2024
LOCAL: sala 24 no prédio da PROPPG

O PAPEL DA MULHER DOCENTE NAS ENGENHARIAS EM UM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA ANÁLISE ERGONÔMICA DAS DEMANDAS E PRESSÕES DO TRABALHO ACADÊMICO SOB A PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Gênero feminino. Bem-estar ocupacional. Ergonomia cognitiva. saúde ocupacional.

As dinâmicas impostas à mulher no meio profissional e pessoal propiciam uma dualidade de prazer e sofrimento, exigindo que ela adote estratégias para lidar com os desafios cotidianos. Embora as mulheres venham ganhando mais espaço no mercado de trabalho, porém a presença feminina, especificamente de docentes universitárias na área das engenharias, ainda é baixa em comparação aos homens. Assim, o espaço da mulher nessa área permanece limitado, refletindo uma predominância masculina. Desse modo, este estudo tem o objetivo de analisar as dinâmicas impostas pelo ambiente de trabalho às docentes da área de engenharia, identificando as fontes de prazer e sofrimento e as estratégias utilizadas para enfrentar esses desafios sob o ponto de vista ergonômico e a ótica da psicodinâmica do trabalho. A pesquisa será realizada com as mulheres docentes da área das engenharias de uma instituição pública localizada no semiárido brasileiro e serão empregadas ferramentas metodológicas como o método EWA (Ergonomic Workplace Analysis) para uma análise ergonômica e o ITRA (Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento) para estudar as exigências físicas, cognitivas e afetivas nesse contexto universitário. Espera-se que este estudo verifique associações entre os diferentes aspectos do inventário de risco de trabalho e o risco de adoecimento, considerando tanto os aspectos ergonômicos quanto cognitivos. Além disso, serão relacionadas as escalas utilizadas na metodologia com os dados sociodemográficos das participantes, visando fornecer informações para promover o bem-estar das mulheres docentes no ambiente universitário.

Interno - 1866814 - ANDRE DUARTE LUCENA
Presidente - 1846917 - FABRICIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA