Banca de DEFESA: MARIA AUXILIADORA RODRIGUES

DISCENTE : MARIA AUXILIADORA RODRIGUES
DATA : 07/08/2024
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Engenharias (térreo)

“O VENTO SOPRA ONDE QUER”, DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI? IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DO LITORAL POTIGUAR

Temas transversais; Interdisciplinaridade; Energia eólica; Energia solar; Práticas Educativas.

A educação ambiental é um tema transversal obrigatório em todas as etapas de ensino no Brasil. Especificamente, na comunidade Ponta do Mel, município de Areia Branca, Estado do Rio Grande do Norte, esse elemento de formação básica requer uma compreensão acerca da produção de energias renováveis, uma vez que a área do entorno está fortemente ocupada por grandes empresas geradoras de energia eólica e mais recentemente, de energia solar. É necessário compreender os impactos positivos e negativos dessas atividades e associar aos processos de educação ambiental, especificamente, na escola do ensino fundamental. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os impactos socioambientais das instalações e funcionalidades dos parques de energias renováveis são abordadas nas práticas interdisciplinares necessárias à Educação Ambiental na escola do ensino fundamental em Ponta do Mel, Areia Branca-RN. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida mediante pesquisa documental, entrevistas e pela análise de conteúdo. Na escola, lócus da pesquisa, o PPP faz abordagem superficial e quase burocrática da educação ambiental. Tal estrutura reflete na prática pedagógica, com práticas pontais. A cidade de Areia Branca e seu belo litoral entram com a natureza e a mão de obra barata, enquanto que as empresas transnacionais entram com seu capital, maquinário, torres e artefatos tecnológicos. O dinheiro gerado não fica na comunidade. Esta pesquisa é um diagnóstico encontrado numa das muitas escolas litorâneas do Rio Grande no Norte e Ceará, cujas realidades possuem grande similaridade e nas quais, ações de baixo custo financeiro, podem gerar projetos de educação ambiental de grande destaque. A Universidade pode dar o suporte, com pesquisas e extensão, por exemplo, com o desenvolvimento de sequência didáticas que podem ser voltadas para a temática da energia renovável e seus impactos socioambientais, sob a ótica da educação [socio]ambiental.

Presidente - 1802972 - ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - GILCELIA BATISTA DE GÓIS - UERN