BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E VIVÊNCIAS ACADÊMICAS ENTRE OS DISCENTES COM INDICATIVO DE TDAH NO ENSINO SUPERIOR.
TDAH, estudante universitário, vivência acadêmica, bem-estar psicológico.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se apresenta na infância e persiste por toda a vida. Apesar de ser um transtorno que afeta crianças e adolescentes, este pode permanecer até a vida adulta. Adultos com TDAH estão se inserindo nas instituições de ensino superior e o ingresso na universidade será o evento de transição com muito significado para o indivíduo devido às mudanças e adaptações não apenas do processo de ensino. Na falta da capacidade de gerenciar as demandas acadêmicas, os estudantes poderão apresentar dificuldades na sua vivência acadêmica que favorecerão o surgimento de sentimentos, como insegurança, medo e dúvidas, que poderão afetar a trajetória universitária do sujeito e seu bem-estar psicológico. O estudo pretende investigar as relações entre vivências acadêmicas e bem-estar psicológico de estudantes universitários. Para alcançar esse objetivo será realizado um estudo descritivo e transversal, com abordagem quantitativa através de aplicação de questionários para avaliar indicativo de TDAH, vivências acadêmicas e bem-estar psicológico entre estudantes universitários. O estudo será realizado em duas universidades (pública e provada) da cidade de Mossoró. Para análise dos dados coletados será usado o programa JASP versão 0.18 usando estatística descritiva e inferencial.