A INCLUSÃO DE DISCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DO USO DE METODOLOGIA ATIVA
Metodologia ativa de aprendizagem. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Ensino Superior.
O TDAH caracteriza-se por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que tem um impacto negativo direto no funcionamento acadêmico, ocupacional ou social. Está associado a maus resultados educacionais que podem interferir a longo prazo na saúde mental, bem-estar e resultados socioeconômicos de estudantes universitários. A literatura afirma que, alunos com maior sintomatologia de desatenção apresentaram pior desempenho acadêmico analisado a longo prazo, incluindo notas mais baixas e altas taxas de evasão escolar. Nesse context as metodologias ativas conseguem alcançar uma melhor adequação e/ou aproximação no que é trabalhado na teoria para a vivência do aluno. Portanto o objetivo do projeto é avaliar o impacto da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem e inclusão de discentes com TDAH no ensino superior. Trata-se de um estudo misto, realizado em uma instituição de ensino superior. Ofertar-se-á uma disciplina optativa com carga horária de 40 horas, onde a comunidade acadêmica poderá se inscrever, serão utilizadas metodologias convencionais e ativas ao longo da disciplina, os discentes serão submetidos a resolução do instrumento e qustionário.