INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM RECURSOS PEDAGÓGICOS EM MULTIFORMATO
Inclusão; Cognção; Aprendizagem de leitura e escrita; Tecnologias; Materiais em multiformato
RESUMO Essa pesquisa propõe analisar a implementação de recursos pedagógicos em multiformato nas turmas de alfabetização, visando compreender como esses recursos podem promover uma experiência inclusiva e facilitar o processo de aprendizagem da leitura e escrita para crianças. Para isso, formulamos nossa questão de pesquisa: Como a implementação de recursos pedagógicos em multiformato para crianças em turma de alfabetização pode contribuir para uma experiência inclusiva e para a aprendizagem da leitura e da escrita? Para essa investigação, autores como Cláudia Freitas (2023); Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999); contribuirão com as discussões teóricas e metodológicas da investigação. No texto abordamos a evolução histórica da legislação da educação especial no Brasil, destacando a importância da inclusão escolar no contexto educacional. O diálogo sobre a leitura e a escrita como tecnologia de aprendizagem e interação, e a psicogênese da língua escrita que discorre sobre os níveis conceituais de escrita e suas hipóteses é indispensável neste percurso investigativo. A metodologia, na perspectiva da pesquisa qualitativa, irá utilizar a cartografia, como método investigativo, da pesquisa intervenção, como nos aponta Kastrup; Passos; Escóssia (2009). Os sujeitos da pesquisa serão crianças de uma turma de alfabetização da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças (Mossoró-RN). Utilizaremos como instrumentos de pesquisa: autonarrativas; rodas de conversa; livros e outros materiais em multiformato; criação de ateliês de leitura e escrita e diário de campo. Como resultados esperamos abrir espaço para reflexão sobre a aprendizagem da leitura e escrita, além de propor a produção de materiais para contribuir com a inclusão e alfabetização de crianças.