Banca de DEFESA: LUISA MARIA NUNES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUISA MARIA NUNES DA CUNHA
DATA: 31/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

A PEDAGOGIA NO CAPSI: construindo práticas de cuidados e aprendizagens


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia. Saúde mental. Práticas de cuidado. Aprendizagem. Autonarrativas


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A PEDAGOGIA NO CAPSi: construindo práticas de cuidado e aprendizagem consiste na análise como o/a pedagogo/a do CAPSi atualiza suas práticas de cuidado e aprendizagem no transcurso de uma experiência de composição de autonarrativas sobre o próprio fazer e a motivação para construção com ênfase na vivencia das crianças e adolescentes envolvidos com sofrimento psíquico. Apresento a sustentação de redes teóricas como fundamentação da experiência da pedagoga na saúde mental, englobando o percurso histórico da saúde mental, implantação dos Caps no Brasil, no Rio Grande do Norte, em Mossoró-RN e estudos científicos sobre a pedagogia nos Caps. No CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, o pedagogo reconstrói sua experiência e passa a interagir com diferentes profissionais que atendem crianças ou adolescentes com TEA – transtorno do espectro autista, asperger, depressão, deficiência intelectual, moderada, grave, paralisia cerebral, esquizofrenia, entre outras. O quadro teórico para a análise é construído com base nos estudos existentes sobre a pedagogia nos centros de atenção psicossocial, a metodologia em primeira pessoa e a perspectiva da enação e da autopoiése como ferramentas para pensar sobre como vamos reconfigurando a experiência e a ação sobre si mesmo. As terapias se tornam mais eficazes, ao serem vivenciadas de forma conjunta, onde o sujeito também é participante do processo, interagindo, com a equipe multiprofissional e os outros usuários. Até mesmo ao posicionar-se como se sente ao tomar um medicamento, se sente melhor, mais calmo, mais agitado, mais concentrado ou não. O usuário ao perceber e sentir que é valorizado, favorece o fortalecimento da autoestima. Buscamos como a pedagogia presente em um ambiente de saúde mental pode favorecer a construção de metodologias para melhorar a qualidade de vida dos sujeitos atendidos através da interação que envolve processos de conexão consigo mesmo e a convivência com o outro, potencializando o processo da aprendizagem e as práticas de cuidado necessários na vida humana.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Externo à Instituição - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SORAES - UERN
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Notícia cadastrada em: 10/07/2019 10:43
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