EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: A CAPACIDADE DE INOVAR NO GRUPO DE EMPRESAS PARAIBANAS DE TECNOLOGIA DIGITAL
Empreendedorismo internacional, Internacionalização, Tecnologia; Inovação; Capacidade de inovar; Pesquisa qualitativa; Atlas.ti.
Com os avanços tecnológicos e o aumento da competitividade, surge a necessidade de conquistar mercados internacionais. Nesse processo de internacionalização, há diversos aspectos envolvidos que precisam ser explorados, dentre eles encontra-se a capacidade de inovar. Com o intuito de desenvolver estudos relacionados a essa dimensão, esta pesquisa tem por finalidade analisar como a capacidade de inovar incide no empreendedorismo internacional de um grupo de empresas de tecnologia digital localizado em João Pessoa/PB. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que teve como método de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas e como método de análise de dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos dados, pode-se evidenciar a participação expressiva dos dirigentes no processo de inovação e internacionalização, as semelhanças e divergências da capacidade de inovar das três empresas investigadas, especificamente a capacidade de internacionalizar, capacidades técnicas e pessoais dos dirigentes, evolução de produtos e mercados, flexibilidade para reconhecer oportunidades, gerenciamento de recursos, tecnologia, e vantagem competitiva das organizações.