PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1910 E 2018
Processo de formação de estratégias; Mudança estratégica; Instituto Federal.
Este estudo se propôs a analisar como se deu o processo de formação das estratégias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, entre 1910 e 2018. Para tanto buscou identificar os eventos marcantes, as fases e as mudanças estratégicas ao longo da trajetória organizacional; analisar as principais estratégias organizacionais implementadas e seus processos de formação; e investigar como o contexto influencia o processo de formação das estratégias. Para promover o alcance dos objetivos, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa, construindo-se uma base teórica em função dos conceitos ligados aos processos de formação de estratégias, comparando-a com os achados coletados pelo estudo, alicerçados em levantamentos bibliográficos e documentais, além da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete integrantes do corpo de gestores da instituição. A análise dos dados engloba todas as perspectivas acerca do fenômeno estudado, identificando-se, além dos eventos marcantes, seis fases e quatro mudanças estratégicas que pautaram a trajetória da organização. O que se identificou foi que os processos de formação de estratégias ocorreram com predominância pelo modo de planejamento, admitindo-se de forma discreta inserções de ações pautadas nos modos adaptativo e empreendedor; e em sua maioria por estratégias deliberadas. A análise dos resultados indicou que as estratégias da organização são pautadas pela influência dos governos e pelo comprometimento de seus dirigentes. Por fim, nota-se que desde a formação do Conselho de Representantes até a adoção do Conselho Superior, esses colegiados influenciam significativamente o desenvolvimento das estratégias.