Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAELA MÍRIAM DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAELA MÍRIAM DE MELO
DATA: 20/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PROPPG - Sala 20
TÍTULO:

O SENTIDO DO (SER) DOCENTE COM A TECNOLOGIA DIGITAL PELO OLHAR DA FENOMENOLOGIAEXISTENCIAL:
UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Docência. Interdisciplinaridade. Tecnologia digital. Fenomenologiaexistencial.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva compreender como o (ser) docente desvela práticas interdisciplinares com o uso de tecnologias digitais vivenciadas no contexto de experiências na instituição escolar. Os sujeitos desta pesquisa são professores da Rede de Educação Básica que, na condição de pósgraduandos, participam de um curso lato senso em Educação Interdisciplinar. A metodologia adotada neste estudo tem como enfoque a
fenomenologiaexistencialista do filósofo Martin Heidegger, em que buscarseá compreender/interpretar/analisar as manifestações de sentido que se apresentam no campo deste estudo, sobretudo, nas possibilidades que poderão ser desveladas acerca do envolvimento entre o (ser) docente/interdisciplinaridade/tecnologias digitais, além de outros autores que remontam em seus escritos uma perspectiva fenomenológica sobre o assunto
proposto, como os escritos de Paulo Freire, cujas ideias subsidiam para uma educação baseada na dialogicidade, compreendida como a essência de uma educação libertadora e humanística. A pesquisa de campo desenvolver-se-á em três fases, no entanto, considerando os caminhos flexíveis de uma pesquisa fenomenológica bem como a não linearidade que está expõe no campo, as fases descritas serão passíveis de mudanças: 1relatos
de experiências dos professores (pósgraduandos) com o uso de tecnologias vistas antes, durante, e depois do curso; 2 suas concepções sobre a utilização de tecnologias digitais em suas práticas; 3interação entre professor/tecnologia, considerandose, pois, o sentido essencial dessa relação. Utilizarseá, respectivamente, as seguintes técnicas: aplicação de questionários; entrevista nãodiretiva e observação de campo. Buscarseá,
em um primeiro momento, descrever as experiências das práticas do (ser) docente, buscando compreender o significado essencial que se desvele à consciência, possíveis práticas interdisciplinares com o uso de tecnologias digitais; no segundo momento, a partir de uma análise interpretativa, buscarseá compreender a essência das experiências existenciais advindas destas práticas. Como resultado, as possibilidades de manifestações
de sentido desta experiência deverão desvelar mundos possíveis acerca dos direcionamentos advindos das práticas dos docentes, buscando, assim, desvelar, mediante uma abordagem eminentemente fenomenológicaexistencial, o que é e como é (ser) um professor interdisciplinar com tecnologias, ou seja, para além do contexto institucional escolar, para além do que é ser professor, mas educador, compreendendo a tecnologia digital, pois, em um sentido não técnico, mas como dotada de uma essência, configurandose,
desse modo, a compreensão do sentido do (ser) docente em sua existênciaessênciadesvelamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1582415 - ALEX SANDRO COITINHO SANT ANA
Externo à Instituição - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Interno - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Notícia cadastrada em: 03/07/2017 15:34
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