PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA GONÇALVES IZZO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA GONÇALVES IZZO
DATA : 20/08/2025
HORA: 08:00
LOCAL: vídeoconferência. plataforma google meet
TÍTULO:

CANNABIS SATIVA COMO COADJUVANTE NA REDUÇÃO DO ESTRESSE EM SISTEMA INTEGRADO PARA PRODUÇÃO DE OVOS EM AVES POEDEIRAS COMERCIAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Stresse animal; THC;CBD, sistema endocanabinóide; sistema imunológico, manejo, poedeiras comercial.


PÁGINAS: 6
RESUMO:

O confinamento de aves de produção trouxe sérias consequências para a fisiologia desses animais, como a maior facilidade de disseminação de doenças, agressão ao trato respiratório por poeiras e amônia, perda da integridade intestinal, infestações por ácaros, disputa por alimento e água, bem como território. A seleção genética de aves mais produtivas enalteceu algumas características zootécnicas e prejudicou outras, objetivando a necessidade de associar-se a produtividade das aves com melhor ambiência (manejo), nutrição e ausência de doenças infecciosas (sanidade). Essa seleção para alta produção de aves impôs exigências relacionadas ao manejo, nutrição e ambiência e, quando um desses falha, leva o organismo dos animais ao estresse com repercussões produtivas e prejuízos ao produtor. Diversas propostas vêm sendo estudas e apresentadas para minimizar o estresse sofrido por aves e, com isso, diminuir o uso de fármacos. A qualidade intestinal vem recebendo destaque nos estudos, pois, é observado que animais que apresentam boa integridade intestinal, apresentam um sistema imunológico mais saudável. Com a descoberta do sistema endocanabinóide, alguns estudos propõem que o THC e o CBD apresentam propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, podendo ser uma alternativa promissora para melhorar a resposta imunológica e minimizar o estresse nesses animais. Portando, objetiva-se avaliar o efeito de diferentes concentrações de THC + CBD, misturados na alimentação de aves de postura, como coadjuvantes, para minimizar o estresse causado pelo manejo da vacina. Para todo o experimento, serão testadas as doses de 0,05; 0,10 e 0,15mg por kg de peso vivo da flor seca, triturada, crua e descarboxilada na proporção 50% de cada e esta mistura será adicionada à ração de poedeiras comerciais criadas ao piso. Os parâmetros avaliados serão os hematológicos, bioquímicos, cortisol e desempenho. Finalmente, espera-se minimizar os efeitos causados pelo estresse com redução do uso de fármacos alopáticos, e com isso minimizar os efeitos causados pelo estresse sobre a produção como diminuição do consumo de ração e perda de peso.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3110135 - CIBELE DOS SANTOS BORGES
Interno - 1891594 - DORGIVAL MORAIS DE LIMA JUNIOR
Presidente - 2626416 - MICHELLY FERNANDES DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 24/07/2025 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02