ANÁLISE DE SENTIMENTOS AUTOMATIZADA APLICADA A PERCEPÇÕES SOBRE
ESG E IDENTIDADE DE LUGAR
ESG; Análise de sentimento; Identidade de lugar; Percepção de lugar
A percepção dos lugares e a construção da identidade territorial são aspectos cruciais da experiência
humana, crescentemente mediados por tecnologias digitais. Este trabalho investiga como a análise de
sentimento avançada pode aprimorar a identificação dessas experiências subjetivas no contexto da
plataforma digital Gnomon. A pesquisa adota a metodologia da Design Science para a avaliação da
plataforma Gnomon, utilizando a API Gemini, um Modelo de Linguagem de Grande Porte (LLM), para
analisar dados textuais gerados pelos usuários durante suas interações com a ferramenta e os locais
explorados. O objetivo principal é responder à questão: "Como melhor identificar a percepção das
pessoas sobre os lugares e sua identidade de lugar?". Espera-se que os resultados demonstrem a
capacidade da análise de sentimento com LLMs em fornecer uma compreensão mais profunda da
percepção e identidade de lugar, oferecendo resultados para melhorar a experiência das pessoas com
esses lugares e para subsidiar políticas públicas, contribuindo para o conhecimento sobre a interação
humano-lugar mediada por tecnologia. A pesquisa visa, assim, validar um método para capturar e
interpretar as dimensões afetivas e identitárias da experiência das pessoas em ambientes digitais
interativos.