DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIA UX/UI PARA ANÁLISE DE
PERTENCIMENTO
UX Design; Realidade Aumentada; Usabilidade; Tecnologia e Território; Turismo
Digital
Este projeto propõe o aprimoramento da experiência do usuário (UX) em uma plataforma digital de
turismo baseada em realidade aumentada (AR), com foco na valorização do patrimônio cultural e
ambiental e na construção de vínculos afetivos com o território. Utilizando como estudo de caso o
aplicativo Gnomon, a pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas
qualitativas, como o protocolo Think-Aloud e entrevistas baseadas no modelo TAM (Technology
Acceptance Model), com uma futura aplicação quantitativa por meio da escala de Likert. A coleta de
dados envolve oficinas práticas com usuários em contextos reais, permitindo a observação direta de
comportamentos, dificuldades e percepções relacionadas à usabilidade e ao design da interface. Os
resultados preliminares indicam a necessidade de melhorias em acessibilidade, feedback do sistema,
estrutura de navegação e ativação de recursos como realidade aumentada e compartilhamento. O
projeto se alinha aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, 9, 11 e 17) ao promover cidades
mais inclusivas e inovadoras. Como contribuição, propõe diretrizes práticas para o desenvolvimento de
interfaces centradas no usuário, sensíveis ao contexto urbano e cultural dos espaços explorados.