Uma abordagem inteligente para a recomendação de técnicas para mitigar a evasão estudantil.
Evasão estudantil. Sistema de Recomendação. Recomendação Personalizada. Permanência acadêmica. Ensino superior.
A evasão estudantil no ensino superior é um problema recorrente no Brasil, com consequências negativas para estudantes, instituições e para o uso eficiente de recursos públicos. Na
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), esse desafio se manifesta de forma considerável nos cursos interdisciplinares, em especial o Bacharelado Interdisciplinar em
Ciência e Tecnologia (BICT), que apresenta índices de evasão superiores a 50%. Embora existam programas de apoio à permanência, como bolsas, mentorias e ações de nivelamento, essas iniciativas são frequentemente aplicadas de forma genérica, sem considerar o perfil individual dos estudantes. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de recomendação inteligente capaz de sugerir estratégias personalizadas de intervenção para estudantes em risco de evasão. A solução é baseada na análise de dados acadêmicos, institucionais e contextuais, permitindo indicar ações mais adequadas às características específicas de cada aluno. A abordagem será validada por meio de um
estudo de caso no curso de BICT da UFERSA, buscando verificar sua efetividade na redução dos índices de evasão. Espera-se que os resultados contribuam para melhorar as políticas
institucionais de permanência, otimizar o uso de recursos e promover uma gestão mais estratégica e orientada por dados.